Nota de pesar pelo falecimento de Dom Heriberto Hermes

03/01/2018 - Governo do Tocantins

O Tocantins perdeu um grande homem nas lutas por questões sociais. Com tristeza, recebi a noticia da morte do bispo prelado emérito da Prelazia de Cristalândia, Dom Heriberto Hermes, na manhã desta quarta-feira, em Palmas. 

Dom Heriberto Hermes era de origem norte americana, chegou ao Brasil em outubro de 1962. No Tocantins, ele assumiu a Prelazia de Cristalândia,  em 12 de setembro de 1990, onde atuou por 18 anos, até se aposentar em 2009.

Atuante na promoção do ser humano, ele abraçou as pastorais sociais, com dedicação desenvolveu projetos concretos de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Integrou-se ao Movimento Nacional dos Direitos Humanos e ajudou a implantar vários Centros. Era um discípulo de Deus pelas causas sociais. Em 2002 recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

A abertura aos povos de diversas etnias, em especial aos povos indígenas, pois, extraoficialmente, apoiava as ações do Conselho Indigenista Missionário no estado do Tocantins, sua solidariedade, o zelo pelo bem comum e a valorização da fé e da religiosidade popular são parte do legado de Dom Heriberto Hermes.

Deixo as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com Dom Heriberto Hermes. É sem dúvida uma inestimável perda para sociedade tocantinense.

Marcelo Miranda

Governador do Tocantins

Veja também outras notícias