Hospital Dona Regina oferta mais uma edição do curso de preparação para o parto

08/01/2018 - Camilla Negre/Governo do Tocantins

Para ajudar os futuros pais com informações importantes que envolvem o trabalho de parto e pós-parto, como os sinais e o processo fisiológico do parto, os acontecimentos com a mãe e o bebê, papel do acompanhante no momento do parto e outras orientações, o Hospital e Maternidade Dona Regina realizará, a partir do dia 23 de janeiro, o Curso de Preparação para o Parto - Vinculação da Gestante e Visita Guiada.

O público-alvo do curso são as gestantes que já estão com 30 semanas ou mais de gestação. “A ideia de buscar as gestantes na reta final da gravidez é para garantir que as informações ainda estejam latentes na mente dos participantes, na hora do parto” explicou a coordenadora da equipe matricial de humanização, Lhivia Lourençoni Barbosa.

Segundo Lhivia Barbosa, o curso é de fundamental importância, principalmente para sanar as dúvidas das grávidas e acompanhantes e orientá-los com relação aos seus direitos. “Elas precisam conhecer os sinais do parto, para saberem a hora exata de procurar a maternidade e também conhecer todos os direitos dela e do acompanhante”, ressaltou.

Conteúdo programático

Os participantes que se inscreverem e realizarem o curso irão aprender sobre: a expectativa dos casais em relação ao trabalho de parto; vantagens do parto normal para mãe e bebê; sinais e sintomas do trabalho de parto; momento ideal para internação; indução do parto, como funciona e indicações; métodos não farmacológicos de alívio da dor; fisiologia hormonal do parto; boas práticas na atenção ao parto e nascimento baseado em evidências científicas; plano de parto; posições de parto; cuidados com o recém nascido e importância do aleitamento materno precoce e exclusivo; além de uma visita guiada às dependências da maternidade.

Inscrições

Podem participar as grávidas com trinta semanas ou mais de gestação e seus acompanhantes, as inscrições já estão abertas e para se inscrever, o interessado pode ir pessoalmente ao setor de Humanização do hospital ou ligar para o telefone 3218-7790.

O curso que tem a duração de 4 horas é ministrado, pelas fisioterapeutas e doulas Wilma manduca e Carolina Barrionuevo e ocorrerá nas seguintes datas: 23 de janeiro, às 14 horas; 7 de fevereiro às 19:30; 20 de março, às 14 horas; 11 de abril, às 19:30; 8 de maio, às 14 horas; 13 de junho, às 19:30 e no dia 3 de julho, às 14 horas.

Veja também outras notícias