Adolescentes do Centro de Internação Provisória Norte recebem aulas de violão e flauta

06/02/2018 - Thaise Marques/Governo do Tocantins

Os socioeducandos do Centro de Internação Provisória (Ceip Norte), em Santa Fé do Araguaia, agora contam com mais uma opção de cultura e lazer, com a incorporação de aulas de violão e flauta doce em suas rotinas. A ação faz parte do projeto Reintegrando com Música-Toque de Resgate e tem como objetivo promover a interação, socialização, bem como uma educação musical por meio do contato com a linguagem artístico-musical, proporcionando conhecimentos e manuseio dos instrumentos de corda e sopro e os diversos ritmos musicais.

As aulas são ministradas pelos socioeducadores Josione Silveira e Irton Ribeiro de Castro, duas vezes por semana. Os encontros duram em média duas horas e contam com aula teórica e preparação do material a ser utilizado, como letras de música, partituras e cifras, assim como a aula prática.

A pedagoga Edna Oliveira de Sousa destaca que o projeto proporciona maior interação, aproximação e diálogo por meio da música. “Queremos despertar, neles, o crescimento e amadurecimento interior. A música desenvolve a sensibilidade, inteligência, o emocional, diminui o stress e aumenta a concentração”, ressaltou.

Além de ensinar a conhecer e aprender o manuseio dos instrumentos musicais, a equipe técnica tem como objetivo organizar um grupo musical para realizar apresentações dentro e fora da Unidade. “É uma oportunidade de descobrirmos novos talentos, assim como ocupar o tempo deles de forma positiva”, destacou.

Veja também outras notícias