Escola Tocantinense do SUS divulga lista de cursos para 2018

09/02/2018 - Governo do Tocantins

A Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus) ofertará, aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) das esferas federal, estadual e municipal, diversos cursos de formação, qualificação, atualização e aperfeiçoamento no decorrer de 2018.

Os objetivos dos processos educacionais em saúde são construir saberes e estimular a capacidade de aprender dos profissionais, por meio de um aprofundamento crítico-reflexivo, buscando o desenvolvimento do trabalho em equipe e propiciando a formação do pensamento estratégico e criativo para intervir diretamente nos processos de trabalho.

Os processos terão etapas educacionais focadas e articuladas pela abordagem construtivista e de aprendizagem baseada em problemas. Tais elementos se retroalimentam, atendendo as necessidades demandadas pelo serviço para a melhoria do SUS, a partir de um método propulsor.

Além dos cursos, para este ano, está prevista a oferta de Oficinas, rodas de conversa e palestras. As atividades estão previstas para iniciar na segunda quinzena de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico assef.etsus@gmail.com.

2017

Em 2017, a Etsus ofertou mais de 20 processos educacionais, sendo realizadas mais de 50 turmas e capacitados mais de 1.700 profissionais, dirigindo as atividades à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e promovendo uma modificação na sua maneira de pensar e agir.

A importância da Etsus verifica-se por meio do cumprimento do seu papel catalisador na mudança dos processos de trabalho, na transformação das práticas e possibilitando, ainda, a autonomia e o protagonismo dos trabalhadores da saúde, por meio de utilização de metodologias ativas que permitam a reflexão dos problemas inerentes à área.

Consulte aqui a lista dos cursos previstos para 2018.