Tocantins avança na criação de políticas públicas para o turismo do Jalapão

14/02/2018 - Governo do Tocantins

Com a formação do grupo de trabalho, composto por oito representantes públicos e oito privados da região do Jalapão, o Tocantins avança na criação de leis que garantam a implementação de políticas públicas para o desenvolvimento, o controle e o ordenamento do turismo na macrorregião do Jalapão.

O grupo técnico tem como seus representantes públicos um membro de cada um dos municípios que compõem a macrorregião do Jalapão, que são Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Rio Sono e Novo Acordo. E dentre os representantes privados estão dois membros da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), dois membros do setor de Bares e Restaurantes do Jalapão, um membro da Associação de Turismo Regional do Jalapão (Atureja), um  representante dos atrativos naturais, um do setor hoteleiro e um dos guias e condutores de visitantes. O grupo contará com o apoio técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento do Turismo da Seden, James Possapp, o trabalho do grupo se concentrará em buscar a harmonização nas legislações ambientais municipais que afetam o turismo da região. “Com essa integração, podemos pensar na possibilidade da formação de um consórcio, que possa, por exemplo, tratar de questões de manutenção de estradas que possam favorecer o desenvolvimento daquela região”, acrescentou.

James explica ainda que o turismo atualmente está concentrado em dois municípios, Mateiros e São Félix do Tocantins, e a proposta é tentar redistribuir esse fluxo para os outros municípios que abrangem o Jalapão, integrando seus atrativos naturais e oferecendo novas opções de atrativos para fazer do turismo a principal ferramenta de desenvolvimento dessa região.

O primeiro encontro foi realizado logo após a sua formação. Na pauta de discussão, estava a criação de um cronograma para a realização das próximas reuniões e do prazo de entrega das minutas das leis, que depois de estruturadas pelo grupo, serão, posteriormente, discutidas em audiências públicas e nas câmaras municipais.

Jalapão

O Jalapão é um dos destinos turísticos mais visitados do Tocantins. A região encanta os visitantes por sua paisagem singular formada por rios, cachoeiras, chapadões e serras, junto com a paisagem de Cerrado e suas dunas alaranjadas.

A maioria dos atrativos visitados está localizada nas cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins. Mas, a região abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Rio Sono e Novo Acordo.

O Jalapão tem atraído especialmente os visitantes apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura. A região é ideal para prática de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.

Entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; a Serra do Espirito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.

Veja também outras notícias