Defesa Agropecuária apreende 200 quilos de sementes irregulares em Almas

16/02/2018 - Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam na última quinta-feira,15, no município de Almas, região sudeste do Tocantins, 200 quilos de sementes irregulares. As sementes estavam em um estabelecimento comercial e o proprietário foi autuado em R$ 2,7 mil, já o material foi destruído no aterro sanitário da cidade.

De acordo com o inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec, Jusélio Domingues Rocha, as sementes foram encontradas em uma ação de fiscalização de rotina e as mesmas estavam em desacordo com a legislação. “As sementes não possuíam documentação que comprovasse sua origem, termo de conformidade ou certificado de sementes, nota fiscal e nas embalagens não constavam rótulos e nem carimbo, conforme exige a legislação para este tipo de comércio de produto”, relatou o inspetor.

O gerente de Avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, alerta os produtores para ficarem atentos na aquisição deste tipo de produtos, pois sementes ilegais causam grandes prejuízos aos produtores rurais, disseminam pragas na propriedade, possuem qualidade inferior e podem não apresentar o índice esperado de germinação. “Por isso, é importante que os produtores adquiram sementes em estabelecimentos licenciados pela Adapec, que exijam a nota fiscal e o Termo de Conformidade, onde constam a origem do produto, o lote, a validade e demais informações necessárias”, completou Alex Sandro.

Veja também outras notícias