Governador inaugura sede da ATS e anuncia mais de R$ 11 milhões em investimentos para o saneamento básico

22/02/2018 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O governador Marcelo Miranda inaugurou na manhã desta quinta-feira, 22, a sede própria da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O evento foi reforçado com a entrega de uma série de benefícios. Dentre eles, 60 motos equipadas com sidecar, caminhão munck, uniformes, nova remessa de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os 254 colaboradores locais dos 76 municípios atendidos pela autarquia. Junto a outros, os investimentos somam aproximadamente R$ 11,3 milhões.

“Todas as ações que estamos desenvolvendo e benefícios que entregamos aqui tem um objetivo maior: melhorar a qualidade de trabalho dos servidores e, principalmente,  a qualidade de vida dos tocantinenses. Estamos promovendo cidadania com inclusão social. Trata-se de um pacote de obras em benefício do saneamento básico e da saúde de todos os tocantinenses”, ressaltou o governador Marcelo Miranda.

No pacote de investimentos, também foram assinadas as Ordens de Serviço para instalação de 12 cloradores; 26 sistemas de tratamento Salta-Z; construção de Rede de Distribuição de Água (RDA) em Cariri e Sampaio; perfuração de Poços Tubulares Profundos (PTPs) em Esperantina, Lajeado, São Valério, Novo Alegre, Dueré e Fátima; e autorização para aquisição de 200 toneladas de massa asfáltica.

Também foi assinada a autorização para elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico; o contrato para elaboração do projeto de recuperação do esgotamento sanitário de Esperantina, Sampaio e Praia Norte; a autorização para compra de mobiliário de escritório e a autorização para a compra de 395 cisternas.

O presidente da ATS, Éder Fernandes, fez um balanço dos investimentos que estão sendo feito no Tocantins. "Hoje [quinta, 22] é um dia histórico, pela entrega das reformas das instalações da sede própria da ATS, e também pelos benefícios que entregamos e que vão melhorar o abastecimento de água em nosso Estado. Entregamos e anunciamos hoje mais de R$ 11 milhões em investimentos. E ainda este ano, com parceria da Funasa [Fundação Nacional de Saúde], vamos investir mais R$ 71 milhões no Tocantins”, garantiu.

O prefeito de Cariri do Tocantins, Júnior Marajó, destacou a atenção dada aos municípios. "Com um trabalho incansável, os municípios estão sendo assistidos por meio das ações desenvolvidas pela ATS. São benefícios muito importantes, que chegam para melhorar, ainda mais, o atendimento à população no enfrentamento à falta de água", ressaltou.

Sede da ATS

A sede própria da Agência Tocantinense de Saneamento possui 6.300 m². Foram investidos R$ 6,3 milhões na compra, em recursos próprios do tesouro estadual e mais R$ 50 mil em serviços de reforma de instalações.

Benefícios

Entre os benefícios, destaque para 60 motocicletas equipadas com sidecar. Os operadores passarão por treinamento e receberão cartão de abastecimento com crédito mensal de R$ 200. Também foi entregue um caminhão tipo munck.

Cisternas

Marcelo Miranda assinou a autorização para compra de 395 cisternas, investimento de R$ 1,9 milhão. As cisternas de polietileno têm capacidade de armazenagem de 16 mil litros e fazem parte do programa Água para Todos, executado a partir de convênio com o governo federal.

Presenças

Participaram da solenidade prefeitos e representantes dos municípios atendidos pela ATS; lideranças locais; os deputados estaduais, Nilton Franco, Valderez Castelo Branco e Toinho Andrade; secretários de Estado; e a vice governadora Claudia Lelis.