Empresários afirmam que asfaltos novos vão impulsionar a economia do Bico do Papagaio

05/03/2018 - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

O Governo do Estado entregou mais 42,01 km de rodovias reconstruídos na sexta-feira, 2. Os trechos inaugurados fazem ligação da Rodovia BR-230 a Araguatins e Augustinópolis. Ao todo, são 204,57 km de rodovias recuperadas e inauguradas pelo Governo somente na região do Bico do Papagaio e um investimento total de R$ 47.752.055,14.

A nova pavimentação vai beneficiar a população dos dois municípios e também das 26 cidades que, oficialmente, compreendem a região do Bico do Papagaio. A região tem uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, de 225.957 habitantes, tendo Araguatins como a maior, com 35.216 moradores, seguida de Tocantinópolis com 23.119 e Augustinópolis 18.089 habitantes.

Um deles é o proprietário dos Hotéis do Bico, Eugênio Pacelli, que disse que antes era muito difícil sair de Augustinópolis devido à buraqueira. “Com os buracos, os clientes deixavam de vir, porque quebrava muito o carro na rodovia esburacada. Aumentou a clientela não só para o hotel, mas para todo o comércio da cidade,depois da recuperação das rodovias da região”, declarou.

Para o proprietário da Cia de Carne, Alexandre Ribeiro Cardoso, de Araguatins, a situação econômica só não está melhor, porque o país está em recessão. “Mas, para gente melhorou muito, depois das rodovias recuperadas. Antes, só tinha asfalto bom na BR-230, aqui no Bico. Agora com os asfaltos recuperados, também recuperamos nosso direito de ir e vir ao Hospital de Augustinópolis e para ir e vir a Imperatriz ou Araguaína buscar mercadoria”, afirmou.

Melhorou a vida também do chacareiro Eleude Ferreira Soares, que mantém a sua família e a do seu irmão, que é sócio dele na pequena propriedade Chácara Gameleira (a 8 km de Araguatins), com a venda de verduras, legumes e banana. “Era uma buraqueira só, que dificultava o transporte da produção. Agora estamos contentes porque podemos trazer a mercadoria para vender na cidade”, disse, sorridente.

Para o cabeleireiro Atanael Ferreira Filho, o movimento em seu estabelecimento melhorou muito. “Com certeza aumentou a minha clientela. Melhorou a logística para a mercadoria chegar de Araguaína e Imperatriz até a cidade”, declarou.

“O Governo está fazendo a parte dele. Melhorou 100% as vendas em nosso estabelecimento. Estamos satisfeitos com a atual gestão, porque ela está olhando por nós. Estávamos abandonados aqui no Bico. Com certeza a recuperação dos asfaltos ajudou a aumentar a clientela”, concluiu o proprietário do Mercado Comercial Diniz, Handison Batista da Costa, em Araguatins.

Obras

Esses trechos são de responsabilidade da Construtora Jurema Ltda e fazem parte do contrato que prevê a recuperação de 18 trechos rodoviários na região do Bico do Papagaio e um total de 378,43 km, com investimentos de R$ 88.335.581,85, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade Contratos de Reabilitação e Manutenção (CREMA). Faltam finalizar as obras em sete trechos, totalizando 173,86 km.