Agricultura e Ruraltins visitam propriedades rurais para orientar sobre Programa de Fomento

07/03/2018 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Para dar continuidade às atividades do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) visitam, nesta semana até o dia 4 de abril, as propriedades para prestar assistência técnica in loco, para o desenvolvimento dos projetos dos agricultores.

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais recebeu recurso por meio de cooperação técnica no valor de R$ 2,4 milhões para atender 1.200 pequenos produtores em projetos agrícolas no Tocantins. A cooperação foi assinada em novembro de 2017, pela Seagro, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).

Para o andamento dos projetos, técnicos do Ruraltins dispõem de extensionistas rurais para acompanhar a elaboração e a execução dos projetos. O programa atende especificamente projetos agrícolas voltados para a criação de pequenos animais (galinhas e porcos), e o cultivo de culturas como arroz, feijão e mandioca.

De acordo com o gerente de Fomento Produtivo da Agricultura Familiar da Seagro, Diones Pacini Selpuveda, o serviço de assistência técnica e extensão rural tem atuado no sentido de potencializar este segmento, por acreditar que o processamento propicia a agregação de valor à produção. “Com isso, potencializa também um aumento do período de desfrute da produção e comercialização, aumenta a renda e gera novas oportunidades de trabalho no campo, inclusive apresenta como uma alternativa de fixação do jovem na propriedade e um novo horizonte de trabalho e de profissão”, argumentou.

Veja também outras notícias