Hospital Geral de Palmas recebe novas turmas de residentes

13/03/2018 - Luciana Barros/Governo do Tocantins

O Hospital Geral de Palmas (HGP) deu as boas-vindas às novas turmas de residentes que atuarão na unidade nos próximos dois anos em diversas especialidades. O acolhimento aconteceu nesta segunda-feira, 12, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital. A atividade contou com a presença da diretora adjunta do HGP, Renata Duran; do diretor administrativo, Leonardo Toledo; e da responsável pelo NEP na unidade, Ana Carolina Vale e Almeida.

No total, são 20 residentes ingressantes das residências de anestesiologia, ortopedia e traumatologia, psiquiatria, dermatologia, medicina intensiva pediátrica, clínica médica, cirurgia vascular, cirurgia geral, angioradiologia, cirurgia endovascular, cirurgia aparelho digestivo e reumatologia.

Thayane Cabral Lopes, de 27 anos, é uma das residentes, e escolheu a especialidade de ortopedia e traumatologia como área para se dedicar como profissional. “É uma área que gosto muito. Estou há 12 dias atuando no Hospital Geral de Palmas. A Unidade possui a maioria dos pacientes da área de ortopedia e traumatologia. A minha expectativa é de aprender muito", afirmou.

Na oportunidade, o diretor-geral do HGP,  o médico Daniel Hiramatsu, falou da estrutura, do atendimento e da parceria entre unidade e residentes. "Nós temos uma grande estrutura. É uma unidade de alta complexidade referência para todo o Tocantins e municípios vizinhos. Nós sabemos que os residentes têm um papel muito importante, nos auxiliam no fortalecimento dos nossos serviços de saúde. Estamos trabalhando na regulação dos encaminhamentos dos pacientes atendendo critérios, no intuito de priorizar os atendimentos de alta complexidade e oferecer uma melhor assistência ao usuário do SUS. Além disso, precisamos acolher bem o paciente, pois ele precisa de cuidados de saúde e precisa também de acolhimento", destacou.

As residências constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.

HGP

Só em 2017, foram quase 30 mil atendimentos em urgência e emergência, quase 10 mil cirurgias e mais de 80 mil exames.

Veja também outras notícias