Educação promove expansão do programa Tutoria Pedagógica

20/03/2018 - Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Um encontro para expansão e troca de experiências do programa Tutoria Pedagógica ocorre nesta quarta-feira, 21, na Sala de Reuniões da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), das 8 às 10 horas. O programa está sendo desenvolvido em escolas das Diretorias Regionais de Educação de Miracema, Paraíso e Porto Nacional. A expansão será realizada para a regional de Palmas.

O programa Tutoria Pedagógica é uma metodologia de formação em serviço, realizada no cotidiano da escola, e destinada a gestores e lideranças escolares, que por meio de observações e reflexão da rotina de serviço, passam a promover mudanças no trabalho desenvolvido na unidade escolar.

Na Escola Estadual Alfredo Nasser, localizada em Porto Nacional, a diretora Luzia Lopes de Souza explicou que, após a formação, observou uma inquietação sobre as ações realizadas na escola. “Antes, realizávamos uma atividade e achávamos que tudo estava certo, mas depois passamos a refletir sobre as nossas ações e com isso, já promovemos mudanças nas avaliações”, contou.

Reunião

Na reunião, serão socializadas experiências desenvolvidas no Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins; do Colégio Batista Professora Beatriz Rodrigues e da Escola Estadual Alfredo Nasser, de Porto Nacional.

Parcerias

Para a realização do programa no Tocantins, o Estado conta com a parceria com o Consórcio Brasil Central/Fundação Itaú Social e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDs).