Internos da Cadeia Pública de Barrolândia recebem atendimento odontológico

11/01/2019 - Willian Borges – Governo do Tocantins

 

Na manhã desta sexta-feira, 11, a unidade odontológica móvel do município de Barrolândia estacionou no pátio da Cadeia Pública local para atender internos da unidade. A ação é realizada mensalmente e atende cerca de 10 reeducandos por visita. Além do atendimento odontológico, também são ofertadas periodicamente aos reeducandos palestras sobre cuidados e higiene bucal.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Leandro Oliveira de Sá, a assistência à saúde prisional tem sido umas das prioridades da gestão, com apoio do município de Barrolândia.  “A gestão municipal é uma grande parceira. Em 2018, por exemplo, tivemos na unidade atendimento médico periódico, testes rápidos, testes de glicemia, além de palestras de atenção à saúde. Esse trabalho que realizamos é muito importante para a qualidade da execução penal", declarou.

Para a dentista Juliana Fernandes, que realiza o atendimento na unidade, a assistência dá cumprimento ao princípio da dignidade humana. “É muito importante o atendimento odontológico no Sistema Prisional, pois mesmo privado do seu direito de liberdade, o apenado não é privado dos seus direitos humanos e o que fazemos aqui é um trabalho de orientação para prevenção de doenças bucal e também realizamos a reabilitação oral”, disse.

Entre as ações de atenção à saúde, o diretor também informou que em situações emergenciais os reeducandos são encaminhados ao Hospital Municipal de Barrolância, sempre acompanhados de agentes prisionais, para atendimentos médicos e posteriores diagnósticos.