Adetuc participa da posse de novos membros do conselho do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural

14/02/2020 - Lucas Ferreira/Governo do Tocantins

Comprometido com a valorização do Patrimônio Cultural, a participação ativa do Governo do Estado do Tocantins reflete a preocupação da atual gestão com os setores de cultura e turismo. Nesse sentido, na última quinta-feira, 13, representantes da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) participaram de reunião, que teve como objetivo empossar novos membros do conselho do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural (Fuppac), de Natividade.

O centro histórico do município, que remonta às origens do Tocantins, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para que haja maior controle das verbas destinadas à manutenção deste patrimônio, existe um conselho que faz a gestão do fundo. “É importante termos membros do governo neste conselho para fortalecer a atenção que o governador Mauro Carlesse dá ao setor de cultura do Estado”, destacou Tom Lyra, presidente da Adetuc.

A gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Adetuc, Alline Alves, enfatizou a relevância do conselho e avaliou o papel da nova comissão. “Para nós, do Governo do Tocantins, estabelecer esta conexão entre os poderes é muito interessante. O centro histórico de Natividade merece ser gerido da melhor forma e eu acredito que estamos no caminho certo. Além disso, é importante frisar que outros membros da sociedade fazem parte e podem, dessa forma, participar efetivamente das tomadas de decisões”.

Fuppac

O Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural contém um valor financeiro vindo do Governo Federal para ações de preservação e conservação dos centros históricos das cidades brasileiras tombados pelo Iphan. Todo centro histórico tombado pelo Instituto deve ter um Conselho do Fuppac para gerir o fundo.

Novos Membros

 Durante a reunião, foram eleitos: Sandramar Eleotério Leal como presidente; Hélio Aires Ribeiro, vice-presidente; Bruna Meneses, 1ª secretária; e Orlando Póvoa como 2º secretário. Além disso, houve a inclusão de novos membros e foi criada uma cadeira para representação da Paróquia de Natividade. O Governo do Tocantins será representado por Alline Alves Santos da Silva como titular e Liliane Bispo dos Santos como suplente.

Natividade – Patrimônio Histórico

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Iphan, em 1987, pela vinculação do sítio e da paisagem ao modo de urbanização do século XVIII. A cidade é dividida em três zonas de usos específicos: Zona de Proteção Histórica, Zona de Proteção Ambiental e Zona de Expansão. O conjunto arquitetônico é formado por ruas estreitas e igrejas.

Compartilhe esta notícia