Adetuc recebe empresa de consultoria licitada para a elaboração do Observatório do Turismo do Tocantins

22/02/2019 - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

A representante da Empresa Iber-Geo Consulting, Judith Muntal, que ganhou a licitação para realizar a elaboração do Observatório do Turismo, esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 22, com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. A visita teve como objetivo a negociação para o início dos trabalhos de consultoria por meio de contrato, que deverá ser assinado em breve. A iniciativa será realizada por três empresas espanholas e com equipe local.

A empresa fará consultoria para levantamento de informações estatísticas e elaboração de plataformas tecnológicas voltadas ao monitoramento das atividades turísticas. Para isso, a Iber-Geo vai prestar consultoria à Adetuc, com capacitações da equipe técnica para fornecer dados de todos os segmentos turísticos do Tocantins, na intenção de alimentar o observatório turístico.

O projeto Observatório do Turismo do Tocantins foi concebido a partir do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), com a perspectiva de apoiar a implementação da Política Estadual de Turismo, por meio da elaboração e consolidação das estratégias de gestão pública do turismo estadual. Em sua fase inicial, a proposta-piloto do projeto tem como meta a implantação do Centro Operacional do Observatório de Turismo, inicialmente na sede da Adetuc, e futuramente a implantação de três Centros Operacionais do Observatório em três polos turísticos pilotos a serem elencados.

Esse é o primeiro trabalho da empresa, no Brasil, na área do Turismo. “O observatório é uma ferramenta muito útil para fortalecer as ações turísticas básicas, bem como fazer bons planejamentos e tomar boas decisões, além de servir de orientação os gestores públicos e operadores turísticos, mostrando qual a situação da atividade turística com base em dados”, explicou Judith Muntal, ressaltando que a conclusão dos trabalhos, com todas as informações de dados, deve ficar pronto até julho deste ano.

Segundo o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a questão do desenvolvimento e fortalecimento do turismo no Estado é uma prioridade do governador Mauro Carlesse. “O governador tem uma visão empresarial e entende que as informações estatísticas do setor turístico vão fomentar o turismo com a atração de mais investidores, o que favorece a geração de mais emprego e renda para população do Estado”, pontuou.

Sobre a empresa

A Iber-Geo Consulting é uma empresa de consultoria espanhola que realiza ações de desenvolvimento na América Latina, em especial no Brasil, sendo que 80% dos projetos são desenvolvidos no território brasileiro. A empresa realiza gerência de contratos ligados às instituições financeiras internacionais, e foi a vencedora de uma licitação para elaboração do observatório do Turismo do Tocantins.