Alunos da Escola Agrícola de São Salvador participam do Dia de Campo durante AgroAlmas

16/04/2018 - Thaís Souza/Governo do Tocantins

“A nutrição é o alicerce da produção agrícola. O ato de nutrir a plantação influencia diretamente nos resultados quantitativos e qualitativos da produtividade. A falta de um elemento pode resultar em queda brusca na produção. Com o adequado manejo dos nutrientes, é possível agregar valores ao produto e ampliar o nicho de mercado”, informou o zootecnista Maurício Bassani, durante palestra para os estudantes da Escola Estadual Agrícola José Porfírio de Souza, de São Salvador do Tocantins.

Com o tema Manejo da fertilidade para altas produtividades, a palestra ocorreu neste sábado, 14, durante a Feira Agrotecnológica de Almas (AgroAlmas), na Fazenda Pindoba em Dianópolis. O evento que reuniu estudantes, empresários, produtores rurais da região sudeste do Tocantins trabalhou o fomento econômico por meio de tecnologias sustentáveis de produção, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas.

A professora das disciplinas de Agrárias, Graciane Gomes, destacou que a participação dos alunos no evento possibilita a vivência do que é apresentado nas aulas teóricas. “Durante a AgroAlmas, eles trocaram experiências com estudantes de outras escolas agropecuárias e com produtores que participam das palestras, aumentando a interação e a aprendizagem”, frisou.

Acompanhados da engenheira agrônoma, a equipe visitou as cinco estações na fazenda e participaram das palestras sobre Gestão em pecuária: Índices da Fazenda Pindoba; Manejo reprodutivo da Fazenda Pindoba; Importância do controle de plantas daninhas para a produtividade das pastagens; Cultivares de capim da Embrapa e Prática sobre fertilidade do solo para altas produtividades.

Conforme Rayane Gonçalves, da 2ª série do ensino médio, de tudo que foi apresentado, a visita ao Frigorífico de Pescados Piracema foi o que mais chamou sua atenção. “Esta é a primeira vez que participo de encontro voltado para o setor agropecuário, o que nos trouxe um leque de conhecimento sobre o cultivo das hortaliças, apicultura e bovinocultura”, destacou a estudante da Escola José Porfírio de Souza. A unidade escola trabalha com ensino médio integrado e integral em regime de alternância, e oferta ainda do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com o extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), João Filho, nas propriedades, é possível conhecer um pouco sobre as práticas e receber orientações úteis para o desenvolvimento das cadeias produtivas. “Atualmente, a AgroAlmas transformou-se na Feira da Diversidade. A princípio, os alunos visitavam as fazendas e trocavam experiências, com aumento de colaboradores, a feira transformou-se na AgroAlmas e, em 2019, realizaremos a AgroSudeste”, disse entusiasmado.

O organizador contou ainda que há uma participação significativa de instituições privadas e o envolvimento de todas as unidades educacionais da região. “Para chegarmos à concretização deste trabalho, iniciamos várias atividades anteriormente e estes projetos envolvem os alunos das escolas estaduais e municipais, o que traz uma mobilização dos discentes”, explicou João Albuquerque Filho.

O professor da disciplina de Campo do Colégio Agropecuário de Almas, Arialdo Castro Júnior, destacou a importância de sediar o evento. “Com a feira, os alunos aprendem mais sobre visão de negócios, comercialização e mercado dos produtos. Nós desenvolvemos, com os alunos no campo experimental, um teste de produtividade de diferentes germoplasmas com 26 espécies de soja RRIPRO, tecnologia aplicada as variedades, e a equipe do IFTO [Instituto Federal do Tocantins] já visitou o local e sinaliza para uma parceria entre as unidades”, afirmou.

O Dia de Campo, realizado na Fazenda Pindoba, de propriedade do agricultor Jairo Alves Guerreiro, reuniu mais de 100 pessoas entre estudantes e produtores rurais. O evento desenvolvido pelo Governo do Tocantins conta com a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Fazenda Pindoba, Taura Maximização Pecuária, Alvorada Produtos Agropecuário Ltda, e Zoofertil.