Artesanato tocantinense será exposto em Brasília

22/02/2019 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

O singular artesanato tocantinense é obra de artistas que trabalham com as mais variadas matérias-primas, do capim dourado à palha do buriti, do babaçu aos cristais, passando por madeira, sementes, bucha, cerâmica que dão vida a biojoias, esculturas, peças decorativas ou utilitárias. Um apanhado de toda essa rica produção poderá ser conferido, no mês de maio, pelos brasilienses e visitantes da sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Proposta de parceria neste sentido foi apresentada nesta sexta-feira, 22, pela superintendente do Senar Tocantins, Rayley Campos Luzza, ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

Pela proposta, as duas instituições firmarão um acordo de parceria, sendo a curadoria das peças realizada pela Adetuc, que pretende valorizar todas as regiões do Estado. A mostra deverá ter duração de duas semanas. “Queremos propagar o Estado por meio da sua cultura”, explica Rayley.

Para Tom Lyra, esta é uma grande oportunidade de mostrar toda a iconografia do Tocantins em um local de grande fluxo. “Vamos trabalhar, nestes próximos meses, para apresentar uma exposição de alto nível, como merecem nossos artesãos”, garante.