ATR divulga balanço de ações realizadas em julho

05/08/2020 - ATR/Governo do Tocantins

Iniciada no mês de julho, a operação Viagem Segura, do Governo do Tocantins, realizada pela Agência Tocantinense de Regulação e Transporte Público (ATR), fechou o mês com diversas ações positivas para melhoria do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A operação segue até a segunda quinzena de agosto, intensificando as atividades de orientação sobre as medidas que devem ser adotadas para prevenção à contaminação da Covid-19, entre os passageiros do transporte intermunicipal.

Para o sucesso da operação, a ATR investiu na contratação de novos fiscais e reforçou as parcerias com a Polícia Militar e outros órgãos estaduais. O presidente da Agência, Edson Cabral, também visitou alguns terminais, frisando a importância de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado e os responsáveis pelas rodoviárias, bem como os proprietários de empresas de transporte.

“Apesar de estarmos com a capacidade operacional limitada em razão da pandemia, a ATR considera positiva a operação realizada no período de julho, tendo em vista que conseguimos fazer melhorias significativas no sistema de transporte”, esclarece o presidente da ATR, Edson Cabral, que destaca ainda a parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelo transporte interestadual. “Estamos construindo uma cooperação técnica para a melhoria ao trabalho de fiscalização e principalmente na qualidade de serviços oferecido aos usuários”, afirma o presidente.    

A operação também reforça as ações da ATR na repressão ao transporte clandestino e no apoio às barreiras sanitárias existentes. Os novos fiscais também receberam treinamento que ocorreu nas sedes das unidades regionais de sua lotação, evitando o deslocamento e a aglomeração de pessoas.

Além disso, no último mês, o presidente Edson Cabral assinou Termos de Compromisso de Gestão de Terminal Rodoviário em vários municípios do Estado, reforçando a importância destes espaços e a obrigatoriedade de conservação, manutenção e limpeza dos terminais, garantindo uma boa prestação de serviços aos usuários.

No mês de julho, a Agência reativou Unidades de Fiscalização nas rodoviárias dos municípios de Dianópolis, Araguatins e Colinas. As novas unidades permitem a proximidade do usuário e do transporte rodoviário intermunicipal, o que facilita as denúncias e garante uma fiscalização mais efetiva dos terminais; e por consequência coíbe a superlotação de ônibus e vans, o excesso de velocidade, bem como faz valer o direito à gratuidade e ao desconto de 50% do idoso, dentre outros. Servem também como ponto de atendimento aos passageiros que desejam fazer denúncias.

A ATR, como entidade reguladora dos serviços públicos, ressalta que o usuário pode denunciar sempre que constatar algo irregular, por meio da Ouvidoria Geral do Estado no telefone 162 (ligação gratuita) ou no site www.ouvidoria.to.gov.br. Também é possível registrar a reclamação, a denúncia, a sugestão ou tirar dúvidas no e-mail ouvidoria@atr.to.gov.br.

 

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

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