Carlos Henrique Gaguim é eleito governador do Tocantins

09/10/2009 - Aquiles Lins

Com 22 votos a favor e uma abstenção, o governador interino Carlos Henrique Gaguim foi eleito pelos deputados estaduais como o novo governador do Tocantins, tendo como vice-governador Eduardo Machado, na eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa, na noite desta quinta-feira, 8, em Palmas. Carlos Gaguim e Eduardo Machado foram empossados na mesma ocasião, para o mandato tampão até o dia 31 de dezembro de 2010.

O governador eleito disse, em entrevista, que agora que foi legitimado pelos deputados irá trabalhar em busca do desenvolvimento do Tocantins. “Estamos agora em definitivo como governador do Estado e a responsabilidade é maior. Vamos dar ritmo ao governo e trabalhar mais, para que as coisas possam efetivamente acontecer no nosso Estado, através da produção, melhorando a Educação, a nossa Saúde, em parceria com os deputados, prefeitos e o povo do Tocantins”, disse o governador. Gaguim anunciou como um de suas primeiras medidas uma viagem a Brasília. “Vamos ter uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em busca dos convênios que o nosso povo precisa”, afirmou.

A eleição foi prestigiada por centenas de líderes políticos, entre senadores, deputados federais, prefeitos, vereadores e autoridades da Justiça Eleitoral e Ministério Público, que acompanharam o pleito como observadores. A votação de cada um dos deputados foi aberta e eles justificaram o seu voto. “Pela governabilidade, por um governo transparente, justo que possa alçar o Tocantins ao desenvolvimento, voto em Carlos Henrique Gaguim para governador e Eduardo Machado para vice”, disse o deputado Júnior Coimbra. “Pela segurança de um Tocantins melhor, voto em Carlos Gaguim e Eduardo Machado”, justificou o deputado Raimundo Moreira. O deputado Toinho Andrade foi o único parlamentar que não declarou o voto, abstendo-se.

Carlos Gaguim e Eduardo Machado concorreram com outras duas chapas, cujos candidatos foram Adail Carvalho para governador e Edi do Caldos e Caldos para vice, pelo partido PSDC, e Joaquim Rocha e Fábio, para governador e vice, respectivamente, pelo PHS.

Mesa Diretora

Com a eleição de Carlos Gaguim para governador, que exercia o mandato de presidente da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais procederam a eleição do vice-presidente, Júnior Coimbra, para presidente da Casa, e da deputada Solange Duailibe como primeira vice-presidente, para mandato até o dia 31 de janeiro de 2011.