Chile reconhece Tocantins como zona livre da Aftosa com Vacinação

28/12/2018 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

O Tocantins recebeu, do Chile, a renovação do reconhecimento como zona livre da febre aftosa com vacinação. A confirmação foi feita por meio da Resolução nº 6205346. “Essa é mais uma conquista para os produtores rurais tocantinenses e uma demonstração do trabalho de defesa sanitária feito pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), ”comemorou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A renovação do reconhecimento demonstra a importância do trabalho da defesa sanitária para as exportações e economia do Tocantins. “Este trabalho de manutenção do status sanitário é tão importante quanto a conquista de novos mercados”, disse Alberto Mendes.

“O que houve foi a substituição de uma resolução por esta atual, que já reconhecia o status do Tocantins, porém, como estamos no mesmo bloco do Mato Grosso do Sul e a resolução anterior reconhecia apenas uma parte daquele Estado, excluindo a zona de fronteira com o Paraguai e depois de auditada pelo Chile ela agora foi incluída. Com isso, fomos reconfirmados com este status”, esclareceu o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

O Tocantins recebe constantemente auditorias de organismos internacionais, para manutenção do reconhecimento, pois existe um monitoramento dos países importadores sobre a política de defesa sanitária desenvolvida pela Adapec.

Compartilhe esta notícia