Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda realiza 1ª reunião virtual de 2021

05/03/2021 - *Luíza Caetano/Governo do Tocantins

Os integrantes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda se reuniram nesta sexta-feira, 5, a fim de deliberar pautas da Reunião Ordinária. O 1° encontro do ano foi realizado por videoconferência, com o intuito de evitar aglomerações e a propagação do novo Coronavírus.

Com 80% da participação dos membros, o encontro teve importantes debates sobre capacitações e a instalação dos viveiros de mudas nativas do Cerrado. A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gorete Cordeiro, ressaltou a importância da Agência Nacional de Água (ANA). “Devemos participar das capacitações disponibilizadas pela ANA para manter nosso sucesso, são entregues certificados após as participações em suas palestras e assim, podemos pontuar no Procomitês [Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas], além de aumentar nosso conhecimento”, pontuou.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, explicou sobre a responsabilidade dos Comitês para a arrecadação de sementes para os viveiros e ainda informou que, “é disponibilizado um valor individual de R$ 50 mil por ano, a ser destinado ao desenvolvimento das atividades rotineiras, tais como capacitações, funcionamento dos escritórios e demais atribuições dos Comitês, mas o valor não está sendo utilizado ainda”, concluiu.

O suporte financeiro contempla o Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, do Rio Formoso, dos Rios Lontra e Corda e o Comitê de Bacia Hidrográfica Manuel Alves.

Comitê de Bacias Hidrográficas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são colegiados compostos por representantes dos usuários de água, sociedade civil organizada e poder público. A mesa diretora é democraticamente eleita e os Comitês passam a ser porta-vozes das reivindicações e das necessidades dos usuários daquela bacia.

O Tocantins conta atualmente com cinco CBH’s instalados, sendo: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda; Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza.

*Estagiária sob supervisão de Tânia Caldas.

 

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Compartilhe esta notícia