Conselho Estadual do Fundeb toma posse para o biênio 2020/2022

24/01/2020 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), empossou nesta sexta-feira, 24, os membros do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CE-Fundeb/TO). A solenidade foi realizada na sala de reuniões da pasta, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas.

Os conselheiros foram empossados para o biênio 2020/2022 e, durante esse período, têm como função realizar o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transparência e a aplicação dos recursos do Fundeb, órgão que tem como principal objetivo acompanhar a aplicação dos recursos vinculados à educação, visando à manutenção e o desenvolvimento da educação básica pública.

Durante a posse, a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o papel democrático do Conselho e o trabalho realizado nos últimos anos. “A atuação do Conselho foi além da aprovação de contas de um gestor, desenvolveu um trabalho processual e contínuo com diagnósticos, intervenções e de extremo diálogo com a Secretaria da Educação em prol do desenvolvimento da educação no Estado”, ressaltou.

Além de parabenizar o trabalho que vem sendo realizado pela entidade, Adriana Aguiar deu boas-vindas aos novos membros. “Que seja uma gestão harmoniosa e próspera. Temos um Colegiado altamente técnico que pode fortalecer muito o trabalho com sugestões de melhorias e da aplicação dos recursos do Fundeb”, pontuou.

Ao deixar a presidência do Conselho, Rosy Franca, fez um balanço do período em que esteve à frente da entidade. “Conseguimos reestruturar o Conselho e fazer um trabalho democrático. Mantivemos um diálogo importante com a Seduc, de modo que, a partir dos nossos apontamentos advindos das visitas às unidades, conseguimos fazer com que os investimentos nas políticas educacionais e em infraestrutura fossem efetivos nas escolas”, completou.

Eleição

Após a realização da posse, os novos conselheiros realizaram reunião para eleger o novo presidente do Conselho. Foram eleitas Aldízia Carneiro de Araújo e Maria Solange Rodrigues de Sousa, respectivamente, presidente e vice. A presidente eleita destacou a sua proposta de trabalho frente ao CE-Fundeb/TO.

“Vamos trabalhar primando pela tomada de decisão coletiva, dentro do colegiado, visando uma gestão com foco na aplicação correta dos recursos, no cumprimento dos prazos. Antes de ser presidente, sou professora e, por ter conhecimento da nossa realidade, a ideia é fortalecer a execução das políticas públicas voltadas para o financiamento da educação, de modo que o Tocantins avance ainda mais”, ressaltou a nova presidente.

Composição do Conselho

Representantes dos pais de alunos da educação básica:

Titular: Erazine Pinheiro Fonseca

Suplente: Deuzirene Ribeiro da Silva

Titular: Pedro Paulo dos Santos Silva

Suplente: Franco Santos Oliveira

Representantes dos estudantes da educação básica pública:

Titular: Dulce Maria Ribeiro Santos

Suplente: José Henrike de Souza Barros

Titular: Taynara Cristina Nunes Silva

Suplente: Thiago Mendonça Arruda

Representantes do Poder Executivo municipal: