Diretores regionais de educação recebem orientações para o início do ano letivo 2020

28/01/2020 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Com o início das aulas da rede estadual de ensino previsto para ocorrer na próxima segunda-feira, 3, os diretores regionais de educação participaram de reunião em Palmas, nesta terça-feira, 28, com o objetivo de definir estratégias para o início do ano letivo de 2020. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o processo de unificação do calendário escolar. “Temos um calendário, que foi montado de forma coletiva, com a participação de todas as Diretorias Regionais de Educação e, com essa participação, chegamos a um calendário comum que atende todas as especificidades da rede. E esse é o momento de alinharmos a atuação com foco no sucesso dos nossos estudantes”, apontou.

Durante a reunião, foram repassadas orientações pedagógicas com base nas novas instruções normativas, orientações referentes às matrículas e aos programas, conforme explicou o secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova. “Também foram colocadas em pauta questões ligadas a administração, finanças, recursos humanos, preparando para o início do ano letivo”.

As orientações foram repassadas pelos técnicos e pelos gestores da Superintendência de Educação Básica; da Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional; da Superintendência de Administração, Infraestrutura e Finanças e da Superintendência de Gestão de Pessoas, que apontaram caminhos e estratégias para o bom andamento da gestão nas unidades de ensino.

A diretora Regional de Araguaína, Maria Eulessandra Sousa Castilho, destacou a importância das orientações repassadas. “São informações relevantes para serem multiplicadas com os diretores escolares, para que possamos desenvolver um bom trabalho neste período letivo de 2020. É um momento de planejamento”, finalizou.

A titular da DRE de Gurupi, Claudia Moreira dos Santos Assunção, comemorou o resultado da reunião. “Essa reunião, antecedendo o ano letivo, é muito importante, pois muitos diretores estão ansiosos com algumas questões que foram esclarecidas. São dicas e orientações para que possamos definir metas para este ano”, pontuou.