Educação apresenta balanço de ações do 2° semestre e alinhamentos para o próximo ano

02/12/2019 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Os 13 diretores regionais de Educação do Tocantins estiveram em Palmas nesta segunda-feira, 2, e participaram de reunião com a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Adriana Aguiar. O encontro teve o objetivo de alinhar trabalhos para o ano de 2020, com orientações, discussões e troca de experiências. A ocasião proporcionou escuta e avaliação das atividades formativas e dos monitoramentos realizados durante o 2º semestre de 2019.

Foram diversos pontos abordados durante a reunião, com um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano pela Seduc nas Diretorias Regionais de Educação (DREs). Desde o Conexão Saeb, instrumento pedagógico para professores e de preparação para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), até o Selo Quem Educa, Faz!, que vai premiar iniciativas de destaque em escolas públicas tocantinenses.

A secretária Adriana Aguiar pontuou que a integração entre os gestores regionais é fundamental para a unidade dos trabalhos. “Esse processo de escuta dos diretores contribui para que todos entendam e conheçam os contextos de cada Diretoria. Depois de conversarmos sobre ações, projetos e unidades escolares, podemos conduzir um novo ano letivo norteado pelas demandas das DREs e juntos pensarmos na melhor forma de trabalho”.

A diretora regional de Educação de Miracema, Maria do Socorro da Silva, destacou que a reunião fomenta o companheirismo, que é necessário para construir a Educação. “É importante este encontro para avaliarmos, alinharmos e melhorarmos a execução de projetos e ações. A troca de experiências proporciona fortalecimento da equipe de diretores e incentiva a unidade no nosso trabalho”, afirmou.

Assim também pensa a diretora regional de Educação de Gurupi, Claudia Moreira, que destacou a reunião como um espaço democrático importante. “Nós temos a oportunidade de, além da troca de vivências, podermos sugerir e juntos definirmos estratégias de melhoria do nosso trabalho”, frisou.

Na oportunidade, a diretora elencou ainda as ações desenvolvidas que marcaram o protagonismo dos servidores das unidades escolares. “Nossos professores foram muito bem valorizados com o lançamento do Selo Quem Educa, Faz!, com o evento em comemoração ao Dia dos Professores e, além disso, o I Seminário de Líderes Educacionais do Tocantins incentivou a participação dos servidores e mostrou o potencial que todos eles têm”, finalizou.

Balanço

Na reunião, foi apresentado o panorama de engajamento das escolas no Selo Quem Educa, Faz!. Foram mais de 3.360 inscrições de projetos no certame e a Diretoria Regional de Educação com maior engajamento foi a de Tocantinópolis.

Além disso, eles discutiram sobre diversas outras atividades realizadas e o reflexo delas no processo de ensino e aprendizagem. Foram desenvolvidos workshops, Oficina de Instrumentos de Gestão, Café Jovem em Ação, Formação de Aprendizagem Socioemocional, dentre outras.

Compartilhe esta notícia