Em encontro com potenciais parceiros, Cidadania e Justiça fomenta qualificação de servidores

14/02/2020 - Erlene Miranda/Governo do Tocantins

A qualificação profissional é primordial para o bom andamento de toda atividade. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional (ESFQP), ligada à Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SASPDCA), busca constantemente a promoção da qualificação de seus servidores, e realizou, na manhã desta sexta-feira, 14, na secretaria, uma reunião com potenciais parceiros.

O encontro teve como objetivo principal, firmar parcerias para desenvolver a capacitação e a formação dos servidores que atualmente trabalham diretamente com medidas socioeducativas.

Segundo o superintendente da SASPDCA, Gilberto da Costa Silva, essa iniciativa fomenta a qualificação dos servidores e irá auxiliar todos os participantes da iniciativa. “Esse evento é primordial para as ações desenvolvidas nas unidades socioeducativas e vai propiciar a troca de conhecimentos para todos os envolvidos”, destacou.

A gerente da ESFQP, Rute Andrade dos Santos, explicou que a ação foi denominada como um encontro com futuros parceiros, todos ligados ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da criança e do adolescente. “A proposta é que eles conheçam o que é a nossa escola, tudo o que já foi realizado e o que é planejado para 2020. Fazer com que eles entendam qual é o nosso papel, e aí a gente abre as nossas demandas e busca parcerias”.

Rute explicou ainda que há demanda de cursos para servidores nas áreas de combate a incêndio, defesa pessoal, escolta, gerenciamento de crise, entre outros. “É preciso dialogar, criar e organizar com essas instituições meios para a execução dessas demandas, que irão colaborar para as atividades dos servidores e consequentemente para o cumprimento da medida socioeducativa”, explicou.

O diretor de Ensino da Polícia Militar do Tocantins, coronel Dosautomista Honorato de Melo, explicou que o encontro foi necessário para abrir um contato com outras instituições e falou sobre os planos para uma futura parceria. “É importante disponibilizar conhecimento, aplicar às pessoas no ambiente que precisam trabalhar. E a PM, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da corporação, irá auxiliar no que lhe competir para as necessidades da escola”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro representantes da Polícia Militar (PM), da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), da Guarda Metropolitana de Palmas (GM), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e do Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen).

Compartilhe esta notícia