Em visita institucional à Casa de Apoio, esposas de deputados se comprometem a ser parceiras da instituição

15/04/2019 - Cristiane Lima/Governo do Tocantins

Colaboradores e hóspedes da Casa de Apoio Vera Lúcia, em Palmas, instituição gerida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDS), receberam um grupo de mulheres, esposas de deputados estaduais, nessa segunda-feira, 15, que foram realizar uma visita de cortesia à Casa, que hospeda acompanhantes e pacientes durante tratamento médico na Capital.

Recepcionadas pelo secretário da SETDS, Messias Araújo, o grupo conversou com os hóspedes para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da Casa e para se colocarem à disposição na busca de parcerias para alavancarem ainda mais os atendimentos da instituição. “Nós estamos aqui desejando o melhor para cada um de vocês, porque sabemos que é um momento delicado passar por um problema de saúde, mas saber que se pode contar com esta Casa, com um atendimento humanizado, é um alento”, comentou Virgínia Andrade, esposa do presidente da Assembleia, Antônio Andrade.

Na ocasião, José Messias parabenizou a iniciativa das mulheres e destacou o quanto a Casa de Apoio tem sido importante no suporte às famílias de pacientes que precisam de auxílio durante o tratamento médico. “Mais que uma ação institucional, o funcionamento desta Casa é uma responsabilidade social que nos enche de orgulho”, enfatizou, destacando o grande volume de pessoas que a instituição atendeu recentemente. “Mais de 21 mil pessoas foram atendidas na Casa de Apoio, no ano passado. São mais de 1.800 pessoas por mês e uma média de 120 por dia”, detalhou.

Jorge Antônio Diogo, de 70 anos, de Gurupi, é paciente oncológico e está na Casa a cerca de 40 dias. “É muito bom ser acolhido com dignidade e ser tratado com carinho; e ouvir palavras de incentivo destas pessoas que vieram aqui hoje é muito animador, porque tudo isso que estamos passando aqui é só uma fase, mas saber que tem gente ajudando a atravessar esse deserto é gratificante”, comentou sobre os diversos segmentos sociais que visitam a Casa constantemente para levar solidariedade.

Reforçando a fala de Virgínia, Alessandra Franco, esposa do deputado Nilton Franco, e Theresa Farias, esposa do deputado Jair Farias destacaram a disposição do grupo em mobilizar parceiros para a Casa.

Doações

Além da hospedagem, o Governo do Tocantins fornece alimentação para os hóspedes da Casa de Apoio. Mas cada pessoa possui uma particularidade, por isso a instituição está sempre aberta a parcerias para atender os hóspedes que precisam de roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal e alimentação complementar.

A gerente da Casa, Elisângela Sardinha, destaca que as doações são sempre bem-vindas. Para mais informações, o telefone de contato é o 63 3218-2247.