Empresa portuguesa realiza consultoria para fomentar turismo no Tocantins

15/04/2019 - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Os representantes da empresa Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Pedro Campilho e Ana Carolina Gomes, realizaram, na manhã dessa segunda-feira, 15, uma visita de cortesia ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. A Empresa SPI é a líder de um consórcio, que venceu uma licitação para a Elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).

No encontro com o presidente da Adetuc, a equipe tratou sobre o andamento dos trabalhos e da assinatura do Aditivo do contrato para extensão do prazo de entrega do relatório final. A SPI, em conjunto com os técnicos da Adetuc, realizou, no período de 8 a 12 de abril, Workshop Estratégicos nas cidades de Araguatins, Araguaína, Peixe e Natividade.

Os objetivos do Workshop foram apresentar o Plano de Ação definido para a região e priorizar ações para desenvolver o turismo. Os eventos seguem com o levantamento turístico realizado com os atores políticos dos municípios, em outubro de 2017, e dos Workshops para apresentação de estratégias para a região, em junho de 2018.

Pelo contrato, as empresas que integram o consórcio, sendo duas brasileiras, uma espanhola e uma portuguesa, têm a missão de realizar o relatório de capacitações e visitas técnicas para elaboração da política estadual de turismo e planejamento de quatro regiões turísticas (Serra Gerais, Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, e o município de Peixe).

“A informação do estudo dessas regiões turísticas, por meio de relatório, é de fundamental importância e servem de base para o planejamento de ações e futuros investimentos do Estado para fomentar o turismo nessas regiões’, pontuou Tom Lyra.

A próxima etapa é a abertura da consulta pública do material coletado nos municípios para as análises dos mesmos, e que serão encaminhados para a finalização dos trabalhos.

Intercâmbio

Técnicos da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado (Adetuc) realizam intercâmbio internacional técnico-científico, a fim de adquirir conhecimentos para fomentar a gestão do turismo no Tocantins. A delegação, formada por quatro técnicos da Adetuc, visita Foz Iguaçu, no Paraná, e os países da Argentina e do Uruguai.

O roteiro da viagem contou com visitas em regiões que apresentam semelhanças de vocação e segmentos turísticos trabalhados no Tocantins.

A viagem foi uma das etapas que fazem parte da execução do acordo de empréstimo do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e entre o Governo do Estado do Tocantins e o Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (Bird).