Equipe do projeto TO Ligado socializa as atividades executadas e planeja novas ações

24/05/2019 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), articuladores municipais e representantes do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) realizaram, nos dias 23 e 24 de maio, reunião para socializar o andamento das ações do projeto TO Ligado e planejar os próximos passos.

O projeto tem como objetivo oferecer educação de qualidade nas redes de ensino do Tocantins, por meio do uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) integradas ao currículo, desenvolvendo competências para disseminação de informações, produção de conhecimentos e resolução de problemas.

A diretora de Desenvolvimento Científico e Profissional da Seduc, Eunice Aparecida Marques Lisboa, falou do desenvolvimento do TO Ligado. “Nós fizemos a implantação do projeto nos dois territórios e agora estamos na fase de execução. Estamos elaborando um plano de formação, que os nossos parceiros irão trabalhar e, também, vamos iniciar o processo de aquisição de equipamentos”.

Eunice Marques destacou também que a reunião dos membros do projeto é parte das atividades propostas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “É um momento de avaliação e monitoramento, além fortalecer a interação entre os dois territórios e a Seduc para facilitar a execução do projeto”, explicou.

A especialista em Educação, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira, Ana Cláudia Bruschetta, disse que o encaminhamento das atividades será realizado de 3 a 6 de junho na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. “É o encontro nacional do projeto, um momento de troca de experiências entre Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraíba e Sergipe para identificar boas práticas que possam ser compartilhadas pelos territórios”, destacou.

Municípios

A articuladora do projeto nas escolas municipais de Gurupi,  Cirlene Jardim dos Santos, ressaltou que a reunião promove um alinhamento entre os entes envolvidos. “É uma parceria entre o BNDES, o Governo do Tocantins, as Prefeituras de Gurupi e Araguaína. Em Gurupi, são oito escolas e precisamos trabalhar alinhados”.

Para a articuladora do município de Araguaína, Maria da Guia Lima Dias Brito, onde serão atendidas 17 escolas municipais para implementação do Projeto TO Ligado, a atualização constante é necessária. “Como surgem muitos questionamentos durante a execução do projeto, essa reunião sanou as dúvidas. Agora, vamos voltar para os municípios e partilhar as informações”, apontou.