Estado e municípios debatem demandas da Assistência Social em reunião de Comissão de Intergestores Bipartite

12/06/2019 - Luciano Dourado/ Governo do Tocantins

Gestores e técnicos da Assistência Social do Estado e vários representantes de 120 municípios do Tocantins, que integram a Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIB), reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/TO), em Palmas, para discutirem os principais serviços executados pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Tocantins.

Na ocasião, foram debatidas dentre outras pautas, a gestão da assistência, situação dos conselhos e alteração do regimento interno. Sobre os debates, o coordenador do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas, Emanuel Aires do Nascimento, ressaltou a importância dos trabalhadores. “Aqui temos a oportunidade de discutir, contribuir, e, sobretudo, defender os interesses dos trabalhadores no Estado, já que não há fortalecimento da assistência social sem os trabalhadores do Suas,” pontuou.

Para o secretário de e Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias, as reuniões da CIB são um termômetro para a gestão estadual. “Este é um espaço onde conseguimos fazer um balanço, discutir e avaliar como está o cenário vivido por cada secretaria de assistência social dos municípios. Aqui são apresentadas as demandas e a partir dos debates podemos direcionar melhor a busca por soluções”, ponderou o gestor.

CIB

A Comissão Intergestores Bipartite – CIB é um espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da política de assistência social, e caracteriza-se como instância de negociação e pactuação dos aspectos operacionais da gestão do Suas.