Governador Carlesse e representantes da Caixa discutem liberação de recursos para ponte de Porto Nacional

12/02/2019 - Élcio Mendes/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 12, com a superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, Silvia Leandra Pelloso; e também com o gerente regional de relacionamento com o Governo, Vandeir Ferreira.

A pauta da reunião foi a atual situação da ponte de Porto de Nacional, que está interditada para o trafego de veículos, sendo permitida somente a passagem de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de emergência (ambulâncias e viaturas policiais). A interdição da ponte foi necessária devido a laudos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, confirmarem que a estrutura da ponte teve uma evolução em sua deterioração, oferecendo riscos em sua utilização.

O governador Mauro Carlesse demonstrou sua preocupação com a situação e apresentou, aos executivos, as ações de ajuste nas contas públicas que a atual gestão tem feito para recuperar a capacidade de investimento do Estado. “Expliquei, a eles, que a situação agora é ainda mais grave por causa da situação de interdição da ponte. Precisamos agilizar a liberação dos recursos para iniciar o mais rápido possível essa obra. A ponte atual oferece muito risco e não podemos fazer o chamado quebra-galho, não podemos colocar vidas em jogo”, disse.

Os executivos da Caixa Econômica Federal também manifestaram preocupação com a situação da ponte de Porto Nacional e apresentaram a nova representante da Caixa, Maria da Graça Somavilla, que a partir de agora vai atuar diretamente com os órgãos do Governo, visando agilizar a tramitação de processos e a liberação de contratos e recursos. Além da ponte de Porto Nacional, o governador Mauro Carlesse também relatou a situação das obras paradas que precisam ser retomadas com brevidade. “Estamos trabalhando para vencer esses entraves. Cada obra tem um problema específico, mas esperamos que, logo, todas estarão em andamento e gerando empregos para nossa gente”, finalizou o governador.

Agenda em Brasília

Ainda em busca de recursos para o Estado e, principalmente para a construção da ponte de Porto Nacional, o governador Mauro Carlesse cumpre agenda nesta quarta-feira, 13, e quinta-feira, 14, em Brasília (DF). Na quarta-feira, o governador Mauro Carlesse tem reunião com representantes do Banco Mundial e, à noite, participa de um jantar com a bancada federal. Na quinta-feira, às 11 horas, está prevista uma audiência com o ministro do desenvolvimento regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto; e às 16 horas, a reunião de trabalho será na Secretaria do Tesouro Nacional.