Governador inaugura obras e recebe título de Cidadão Piunense nesta sexta

22/06/2006 - Raquel Oliveira

O governador Marcelo Miranda (PMDB) intensifica sua agenda de inaugurações à obras públicas no interior do Estado, entregando à população de Pium e região uma série de obras na área de infra-estrutura, habitação, saúde, educação, esporte e lazer. As inaugurações acontecem nesta sexta, 23, a partir das 9h, durante as comemorações dos 53 anos de emancipação política do município, localizado na região Central do Estado. Na oportunidade, o governador será condecorado com título de cidadão Piunense.Entre as obras, destaque para o trecho de pavimentação asfáltica da TO-164, que liga Pium a Cristalândia. Com 17,72 quilômetros de extensão, o trecho foi construído com recursos dos governos estadual e federal e está orçada em R$ 9,1 milhões. Além de ser uma opção de acesso à BR-153, a obra liga os municípios e cidades vizinhas às regiões Central, Norte e Sul do Tocantins. Antes de percorrer todo o trecho, saindo de Cristalândia e seguindo para Pium, o governador inaugura, em Cristalândia, 50 casas populares. Construídas por meio do programa “Habitação para Todos Nós”, as unidades são fruto de uma parceria entre os governos estadual e municipal e a Caixa Econômica Federal.Já em Pium, o governador inaugura a pavimentação asfáltica e meio fio de ruas e avenidas, 52 casas populares, quadra de futebol de areia, além da reforma e ampliação do Hospital Municipal, Câmara Municipal, sede da APAE, feira coberta e espaço recreativo da Escola Municipal Dona Lindaura Moraes. O início das inaugurações na cidade está previsto para as 10h.ObrasSerão 24.300 metros quadrados de asfalto inaugurados, sendo que 14.400 metros foram custeados pelo governo do Estado, por meio do programa “Pavimentar para Melhorar”, no valor de R$ 216 mil. O restante, 10.000 metros, foi custeado pela prefeitura municipal e está orçado em R$ 187,5 mil. Também foi custeada pelo município a construção dos 6.750 metros de meio-fio, no valor de R$ 44.250 mil, que serão inaugurados juntamente com a pavimentação. As obras de pavimentação e meio-fio estão distribuídas nos setores Chão de Estrela, Aeroporto, Jardim Primavera, Popular e entorno da Feira Coberta.As 52 casas populares demandaram R$ 390 mil em investimentos e foram construídas por meio do programa “Habitação para Todos Nós”. Já a unidade hospitalar do município é de pequeno porte e conta com 15 leitos. Além de atendimentos ambulatoriais, o hospital prestará atendimento especializado nas áreas de clínica-geral, ginecologia e obstetrícia, além de pequenas cirurgias e internações. O hospital é resultado da parceria entre governo do Estado e prefeitura local. Somente na reforma e ampliação da unidade o governo do Estado investiu R$ 250 mil, e outros R$ 450 mil estão sendo destinados à aquisição de equipamentos. Ainda serão inauguradas a construção da quadra de futebol de areia, a reforma e ampliação da Câmara Municipal, da sede da APAE, da Feira Coberta e do Espaço recreativo da Escola Municipal Dona Lindaura Moraes. Com exceção da reforma e ampliação da Câmara Municipal, que contou com investimentos do governo do Estado na ordem de R$ 50 mil, as demais obras foram realizadas com recursos do município, na ordem de R$ 33 mil.