Governador Marcelo Miranda e a vice Cláudia Lélis tomam posse na Assembleia Legislativa do Estado

31/12/2014 - Cláudio Paixão / Secom

O governador eleito Marcelo Miranda acompanhado da vice-governadora, Cláudia Lélis estão no plenário da Assembleia Legislativa para cerimônia de posse do seu 3° mandato. Marcelo Miranda assina o termo de posse neste momento e presta compromisso legal como Governador. 

Vencedor da corrida eleitoral ao Palácio Araguaia com 51,30% dos votos válidos, Marcelo Miranda (PMDB) se tornará oficialmente governador do Estado do Tocantins nessa quinta-feira, 1º. A cerimônia de posse esta marcada para começar às 9h da manhã, no auditório da Assembleia Legislativa e em seguida o governador segue para o Palácio Araguaia, onde acontecerá a transição de cargo.

De volta ao governo do Estado, pela terceira vez, Marcelo Miranda tem como principais propostas de campanha melhorias na área da saúde, o fortalecimento do agronegócio e da agroindústria, entre outras. O evento de posse, na Assembleia, será restrito apenas a políticos, convidados e imprensa credenciada. Quem presidirá a sessão especial será o atual presidente da Casa, o deputado Osires Damaso (DEM). 

De acordo com o diretor de comunicação da Assembleia Legislativa, Luiz Celso de Barros Junior, a população poderá assistir a cerimônia por meio de telões que serão colocados no auditório, no plenarinho e no hall de entrada do prédio. “A cerimônia também será transmitida pela TV Assembleia e pela Redesat, para quem preferir acompanhar o evento em sua casa”, esclareceu.

Ainda segundo Luiz Celso de Barros Junior, foram convidados para estarem presentes na cerimônia de posse os prefeitos dos 139 municípios tocantinenses e autoridades constituídas. 

Na Assembleia, após a composição da Mesa e a execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar, será lido o termo de posse, momento em que o governador será declarado empossado. Na sequência, será feito o uso da tribuna por dois deputados, sendo um da base de apoio ao governo e outro da bancada de oposição. Logo após segue-se com a fala do presidente da Assembleia Legislativa, e por fim, o governador Marcelo Miranda faz o seu primeiro pronunciamento como governador.

Após o encerramento da sessão, com duração prevista de 1h30, o governador seguirá para o Palácio do Araguaia onde receberá a faixa governamental do atual gestor, Sandoval Cardoso (SD) e em seguida vai fazer pronunciamento dirigido a população tocantinense. Encerrada a cerimônia de posse, Marcelo Miranda segue para Brasília, onde acompanhará o evento que reconduzirá Dilma Rousseff à Presidência da República, na Esplanada dos Ministérios.

Confira o Discurso do Governador Marcelo Miranda, na Assembléia Legislativa

DISCURSO DO GOVERNADOR MARCELO MIRANDA

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - 1º DE JANEIRO

Sempre que me é dada à oportunidade de vir a esta Casa, sinto-me possuído de inusitada emoção, por certo em razão de, como Deputado por aqui ter iniciado a minha vida pública. Cumpri três mandatos e presidi este parlamento em dois períodos consecutivos, do que muito me orgulho. 

Eleito Governador em 2002, daqui sai para conduzir os destinos deste próspero Reeleito em 2006 e, em outubro de 2014 , eleito pela 3ª vez, compareço hoje a esta Augusta Casa para, em cumprimento as disposições legais específicas ser empossado no cargo de Governador, certo das responsabilidades de bem administrar o nosso Tocantins. Desta feita, porém, a emoção é sentida de forma diferenciada, talvez porque a campanha eleitoral tenha sido marcada por práticas nunca vistas adotadas por nosso concorrente. 

Tive contra mim todo o poder do Governo usado de maneira nada recomendável. Toda a máquina pública foi usada em favor do candidato oficial. Contudo a proteção de Deus e o incontido desejo do povo tocantinense por mudanças, pelo restabelecimento da moralidade pública, pelo reencontro com o desenvolvimento e outros bens, como saúde e segurança, falaram mais alto, sagrando me vitorioso. 

Estou consciente das responsabilidades que me são impostas e da imperiosa necessidade de bem gerir o nosso estado. Por conhecer as minhas limitações, conclamo a todos os tocantinenses, os natos e os que adotaram esta terra para viver e trabalhar, para se formarem nesta cruzada cívica em prol de um estado desenvolvido, acreditado e respeitado. 

De minha parte, assumo, de coração e com tranquilidade, esse compromisso, sentindo-me agora mais preparado e amadurecido para mais este desafio. Recordo-me de quando, juntos com os senhores parlamentares, lideranças políticas e toda a população, rompemos as amarras com o passado e instalamos um novo tempo no Tocantins. Um novo tempo com mais liberdade, credibilidade e trabalho planejado, o que resultou nas grandes transformações reclamadas por nosso estado, ocasionando o interesse de médios e grandes investidores. A posição geográfica do Tocantins, suas potencialidades, água em abundância, terras férteis, intermodalidade de transporte contribuíram para tal interesse.

Fizemos um grande programa de habitação popular, por mais casa para quem precisava. Investimos muito em infraestrutura sem, no entanto, esquecer de investir no nosso maior patrimônio: o ser humano. Fizemos um governo moderno e planejado. Um governo que colocou o Tocantins como referência nacional. As nossas crianças, os nossos jovens, os idosos e as famílias, em geral, tinham mais atenção cuidado e proteção, mais saúde e mais segurança. Um governo que tinha o compromisso de fazer um Tocantins melhor para todos.

Governantes não comprometidos com o estado e seu povo fizeram interromper esta filosofia e prática de governo. Enfrentaremos com firmeza e determinação todos os desafios e averemos de recolocar o nosso estado na posição desejada pelo nosso povo. Visualizo a situação caótica em que se encontra a saúde e a segurança que estão a exigir uma ação pronta e eficaz, que adotarei a partir de amanhã, sem embargo do enfrentamento de todos os demais Procuraremos reencarrilhar o nosso estado nos trilhos do desenvolvimento, investindo na geração de emprego e renda, no incentivo ao agronegócio, agroindústria e outros setores produtivos.

Quando da minha diplomação no Tribunal de Justiça, abri o meu coração ao afirmar que sempre me escudei no sonho e na vida do grande líder Mandela. Hoje, aqui, reafirmo que com andela aprendí a importância do perdão e de sempre manter viva a chama da esperança e do amor, mesmo nos momentos de sofrimento e Quero, neste momento, fazer um reconhecimento especial a Dulce, esposa e companheira, eleita Deputada Federal, e aos meus filhos Guilherme e Marcela. Um reconhecimento especial e amoroso a minha mãe Marly, ao meu pai, Brito Miranda, mestre e grande conselheiro, e ainda aos meus irmãos Maria da Glória e Brito Miranda Júnior, pela a compreensão e solidariedade em todos os meus momentos, principalmente quando o meu sofrimento e a minha dor eram por demais torturantes. Faço ainda um reconhecimento especial a quantos estiveram comigo nesta dolorosa batalha, tendo em conta que foi a energia, a coragem e trabalho de todos que me trouxeram até aqui. É com esse apoio e com o voto de confiança da grande maioria do povo tocantinense que me sinto mais estimulado para reescrever uma nova página da história política e administrativa do nosso estado, promovendo as mudanças que o povo espera. Buscaremos, a qualquer custo, a boa governança. 

Ao encerar esta minha fala, apraz-me cumprimentar e agradecer a todos os senhores Deputadas e Deputados, pela seriedade e competência demonstradas na realização desta Sessão Solene, em que se formalizou o ato final, preconizado na legislação pertinente – a posse do eleito, no caso a minha posse como Governador, já que a transmissão do cargo é ato meramente simbólico. 

Agradeço também a todos os servidores desta casa, onde por 12 anos vivi inesquecíveis momentos. Cumprimento e agradeço a todos os presentes que aqui compareceram, vindos deste e de outros estados prestigiar esta minha investidura no comando deste sofrido Tocantins.


E a par com esses agradecimentos, resta-me pedir a Deus que nos proteja e ilumine.

Desejo a todos um feliz 2015


E MEU MUITO OBRIGADO A TODOS!!!

Confira o Discurso do Governador Marcelo Miranda, no Palácio Araguaia

DISCURSO DO GOVERNADOR MARCELO MIRANDA

PRAÇA DOS GIRASSÓIS - 1º DE JANEIRO

Acabo de deixar a Assembleia Legislativa, onde tomei posse como Governador do Tocantins

Esta minha posse representa o povo no poder com participação efetiva, e é com o povo que governarei.

Depois de cinco anos afastado do Governo, mas sempre perto do povo tocantinense, eu posso afirmar que aprendi muito durante esse tempo. Aprendi escutando vocês. Aprendi visitando cada cidade. Onde vive, mora ou tem um tocantinense, lá eu estava. É por isso que hoje estou aqui para agradecer a cada um de vocês, cada voto que recebi. E também para reafirmar o compromisso de, agora eleito, trabalhar para realizar e promover as grandes mudanças e transformações que o Tocantins precisa e que o povo quer. Porque todos vocês sabem o que já fiz e agora vou fazer ainda mais.

Vou, junto com a minha equipe de governo, fazer a grande mudança na saúde. Vamos implantar o S.O.S. saúde e de forma planejada, implantar o programa “a saúde mais perto de você”. Vamos investir mais na educação para preparar nossas crianças e nossos jovens para um novo tempo no Tocantins e garantir um melhor futuro para todos.

Vamos executar, de novo, o maior programa habitacional do Tocantins e garantir casas populares para quem precisa. Vamos acabar com essa onda de violência através dos programas “Tolerância Zero” e a “Polícia mais perto de você”. No Tocantins bandido não terá vez!

O Tocantins precisa recuperar o tempo perdido. Vamos investir na industrialização, no agronegócio, na agroindústria, na pecuária e na infraestrutura. Vamos gerar mais empregos, mais renda, mais oportunidades e melhores condições de vida para todos. Com os nossos representantes no Congresso Nacional, nossos Deputados Estaduais e sobretudo com o apoio garantido da Presidenta Dilma, vamos de novo colocar o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento. Vamos restabelecer o grande programa “O governo mais perto de você”, agora muito mais aperfeiçoado e moderno.

A força do Tocantins é a mulher. Vou implantar o programa “Mães do Tocantins”. Vamos garantir proteção, valorização, apoio e toda assistência às mulheres.

Vamos investir mais na juventude, no esporte, no lazer, na cultura. Precisamos ser um estado sem fronteiras culturais. Queremos estar integrados e conectados garantindo mais oportunidades para todos. Vamos investir mais em ciência e tecnologia e fazer um governo moderno, humano e planejado que garanta uma vida melhor para todos.

Hoje estamos aqui nessa festa graças a vocês. Graças ao voto do tocantinense. Graças ao voto de confiança da nossa gente. O meu governo vai ser um governo do povo, da democracia e da liberdade.

Vamos, juntos, de mãos dadas e corações abertos alavancar o nosso estado.

Esse é o governo da saúde, da segurança, do desenvolvimento e de mais empregos. E o governo da mudança, da paz e da esperança. Esse é um governo mais perto de você e de um Tocantins melhor para todos nós.

Caros amigos, lamento ter que já me despedir dos senhores é que terei de participar das solenidades de posse da Presidenta Dilma em Brasília

Aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz Ano Novo e que Deus nos ilumine!

Um abraço a todos e muito obrigado!

Compartilhe esta notícia