Governador Mauro Carlesse lança Patrulha Rural em Gurupi

29/10/2020 - Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

Com o objetivo de garantir maior segurança às propriedades rurais no sul do Estado, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou nesta quinta-feira, 29, em Gurupi, a Patrulha Rural e deu início à operação Campo Seguro. A iniciativa vai permitir o patrulhamento eficiente em toda a área de abrangência do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM). 

A patrulha constitui uma modalidade de policiamento que permitirá o patrulhamento constante em toda a zona rural dos 17 municípios de abrangência do Batalhão na região sul do Tocantins, que, por meio de um planejamento sistemático, vai prevenir a ocorrência de crimes, garantir maior segurança e reprimir crimes contra o patrimônio do produtor rural. Para isso, será disponibilizado um número de telefone (Telepatrulha Rural) para atendimento de denúncias.

Paralelo à Patrulha Rural, foi lançada a operação Campo Seguro e foram entregues viaturas e armamentos para garantir as ações. As operações contam com o apoio de diversas unidades operacionais da Polícia Militar do Tocantins, a exemplo do Centro Integrado de Operações Aéreas, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), dentre outras. 

"Sempre vou defender a bandeira do municipalismo e, no momento que lançamos um programa dessa natureza, estamos protegendo as famílias que moram no campo. Esse é um projeto-piloto, mas já determinei à Polícia Militar a elaboração de um projeto para estender a Patrulha a todo o Estado", garantiu o Governador.

O representante do Sindicato Rural de Gurupi, Olegário de Sousa, elogiou a iniciativa do governador Mauro Carlesse. "Vai inibir os roubos e os furtos nas propriedades rurais, parabéns ao Governador e à Polícia Militar pela bela iniciativa", afirmou.

O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, destacou o comprometimento do governador Carlesse com a segurança pública, o que, segundo disse, permite muitas conquistas e melhorias no setor. Ele fez um breve balanço das ações da corporação e ilustrou que, há cerca de um ano, não acontecem ataques às instituições financeiras no Tocantins. Afirmou ainda que, em breve, será lançado o edital para o concurso da Polícia Militar, que vai permitir colocar mais 1.000 policiais para garantir a segurança dos tocantinenses. "Esses avanços só estão sendo possíveis pelo comprometimento do Governador com a segurança pública", frisou.

O evento contou com a presença do deputado federal Carlos Henrique Gaguim; do deputado estadual Olyntho Neto; produtores rurais e auxiliares do Governo.

 

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

 

Compartilhe esta notícia