Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques-rede

23/08/2019 - Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participará nesta segunda-feira, 26, do lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques-rede no Lago da Usina Hidrelétrica  Luiz Eduardo Magalhães, na Fazenda Parque Aquícola Brejinho II, no Assentamento Boa Sorte no município de Brejinho de Nazaré. O evento está previsto para iniciar às 8h30.

No local, serão instalados 25 tanques-rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.

De acordo com Jacinto Neto, um dos responsáveis pelo investimento, a criação de tilápia só está dando certo devido ao apoio que o Governo do Tocantins está dando com a lei que concede isenção para produtores que criam e comercializam pescado. “Sem esse apoio, seria impossível a gente ter o incentivo para fazer esse investimento na tilápia. Sabemos que essa espécie é uma das que estão em alta no mercado, por isso estamos acreditando que o projeto vai dar certo”, afirmou.

Piscicultura do Tocantins

A Resolução nº 88 (2018), do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins, estabelece novos critérios para o licenciamento ambiental para projetos de cultura e libera o cultivo de tilápia também em tanques-rede em cursos d´água do estado. Conforme o texto, o licenciamento ambiental de empreendimentos aquícolas localizados em águas de domínio da União, além do disposto nesta Resolução, deverão observar as normas específicas para a obtenção de Autorização de Uso de Espaços Físicos de Corpos D’Água de Domínio da União.

Já no último dia 5 de agosto, o governador Mauro Carlesse, sancionou a Lei nº 3.516 e a Lei Complementar nº 124 que incentivam a criação e o comércio de pescado no Tocantins. A ação vai impulsionar a atividade e proporcionar condições de crescimento dos pequenos, médios e grandes empreendimentos no setor, gerando mais empregos, renda e contribuindo para o crescimento da economia.

Segundo o Governador, a isenção é uma oportunidade, principalmente para o pequeno e médio produtor, dando condições para facilitar a vida das pessoas que queiram trabalhar e fazer a diferença no Tocantins.

“Temos muita gente querendo trabalhar dentro do nosso estado e que só precisa de investimento ou um meio para investir, e estamos aprovando essas leis para facilitar o desenvolvimento desses empreendedores. Eu sempre digo que, dentro da legalidade, se o Governo não atrapalhar, o povo sabe como levar o pão de cada dia para suas famílias, eles não querem depender do Governo, querem simplesmente que a gente faça a nossa parte, e é isso que estamos fazendo”, concluiu o governador Carlesse.

Compartilhe esta notícia