Governo comemora Dia da Escola com ampliação de recursos para merenda

15/03/2019 - Josélia de Lima/Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, visitou, nesta sexta-feira, 15, data em que se celebra o Dia da Escola, o Colégio Estadual São José, em Palmas. Na ocasião, anunciou um aumento nos recursos destinados à merenda escolar. Em 2018, o Governo investiu R$ 14 milhões para a alimentação. Para este ano, a previsão orçamentária é de R$ 21 milhões, o que representa um acréscimo considerável na garantia da qualidade da alimentação escolar.

Durante a visita, a secretária conversou com alunos, assistiu a uma apresentação da Companhia de Artes MundArt e falou da importância da escola na vida das crianças e jovens. “Que cada ano seja um período mais rico e importante na vida de vocês. Queremos uma escola de qualidade e, para isso, todos nós temos que cuidar das escolas e dos alunos”.

A secretária Adriana contou que essa visita representa um olhar atencioso para cada uma das 499 unidades escolares e os 150 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino.

O diretor do Colégio, José Antônio Gama, destacou que esse momento representou um reconhecimento a todo o trabalho realizado na unidade escolar, onde cada servidor executa com eficiência suas atividades. “É um dia de alegria e de gratidão”.

O Dia da Escola, comemorado na data de 15 de março, tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância dos estudos na vida das pessoas e dessa instituição tão importante para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma nação.

Mais recursos para a alimentação escolar

De acordo com a secretária Adriana Aguiar, o aumento previsto nos recursos da alimentação escolar atende a uma necessidade de melhorar a qualidade do atendimento aos estudantes. “Sabemos que cada município tem suas peculiaridades, alguns têm mais facilidade para a aquisição dos produtos da alimentação escolar do que outros”, lembrou.

Para a diretora Regional de Educação de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos, esse anúncio do aumento dos recursos representa muito para as escolas. “A alimentação escolar é um fator importante para a aprendizagem, principalmente para aqueles alunos que vêm da zona rural e chegam à escola sem o café da manhã. Agora, será possível preparar uma alimentação mais nutritiva”, disse.

Quem também comemorou foi o diretor do Centro de Ensino Médio Taquaralto, Adolfo Bezerra, que atualmente atende 1.890 alunos. “Com esse aumento, melhora muito para as escolas, que terão mais condições de oferecer uma alimentação de qualidade”, comentou.

Conversa com os alunos

Durante a visita, os alunos da CIA de Artes MundArt, coordenada pelo professor Felipe Souza, apresentaram danças e falaram sobre a filosofia do projeto. Para a estudante Taiammy Alves da Silva, de 16 anos, foi uma boa oportunidade de conversar com a secretária. “Pudemos mostrar o que está acontecendo com os jovens, quando muitos estão passando por situações de depressão e estão encontrando, na dança, uma forma de viver mais feliz e pleno. O que queremos é ajudar outros alunos e encontrar, na arte, a alegria de viver”, contou.

Para as estudantes Ana Caroline Ribeiro, de 16 anos, e Thaynara Castro, de 17 anos, a visita da secretária deixou o dia mais divertido. “A escola é a base para que consigamos realizar os nossos sonhos”, contaram.

A visita da secretária à escola também foi acompanhada por uma comitiva formada por 40 diretores das unidades escolares da Diretoria Regional de Palmas, pelo secretário executivo da Educação, Juventude e Esportes, Robson Vila Nova, e por técnicos da Seduc.