Governo do Tocantins destaca o Dia Mundial dos Guarda-Parques

31/07/2020 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 31, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), presta homenagem aos profissionais pelo Dia Mundial dos Guarda-Parques. Essa data foi estabelecida, em 2007, no 15º aniversário da Federação Internacional de Guarda-Parques (International Ranger Federation – IRF).

Os guarda-parques são profissionais capacitados para atuar em Unidades de Conservação de Proteção Integral e respectivas zonas de amortecimento da UCs. Nos Parques Estaduais do Tocantins, esses profissionais recebem e orientam visitantes, acompanham o acesso a atrativos, monitoram trilhas, oferecem apoio ao trabalho de gestão e às equipes de fiscalização.

Quando necessário, os guardas-parques podem auxiliar trabalhos de busca, salvamento e educação ambiental na Unidade. Entre outras atividades desenvolvidas na UC, os guardas-parques também conduzem pesquisadores e incentivam ações socioambientais junto às comunidades do entorno da área de conservação ambiental.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, elogia e parabeniza os guardas-parques pelo seu dia. “Os guardas-parques são importantes profissionais nas Unidades de Conservação. No Naturatins, esses servidores são bastante elogiados e participaram do nivelamento técnico da legislação ambiental”, destaca Albuquerque.

No Tocantins, o Parque Estadual do Cantão (PEC), o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), o Parque Estadual do Lajeado (PEL), o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), além de outras unidades, contam com esses profissionais em suas equipes.

O supervisor do Parque Estadual do Cantão (PEC), Adailton Glória, afirma que, na unidade, atuam três guardas-parques e reitera: “Esses profissionais realizam um trabalho extraordinário na Unidade de Conservação, sempre estão dispostos a contribuir com as ações e participar das capacitações, constantemente recebem o reconhecimento dos visitantes por sua dedicação”, elogia Adailton Glória.

Conforme o supervisor do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Reinaldo de Sousa, os guardas-parques são profissionais que oferecem um importante apoio nas ações da unidade e parabeniza os profissionais pelo seu dia.

Representando o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), o supervisor Hermísio Alecrim também parabenizou os guardas-parques pela data e elogiou a dedicação dos profissionais nas unidades de conservação.

Na última capacitação no Naturatins, foram oferecidos conhecimentos sobre aplicabilidade de multas, medição, cubagem de madeira e inquérito civil, além de conhecimentos sobre responsabilidade ambiental, procedimentos e postura do agente fiscalizador do meio ambiente. Os participantes também receberam informações sobre fiscalização de uso de produtos e subprodutos florestais, negociação e gestão de conflitos, bem como a respeito de processos administrativos ambientais e infrações administrativas contra o meio ambiente. Na fase prática, o treinamento se estendeu ao uso do GPS e da ferramenta Trackmaker na atuação ambiental.

Neste ano, a celebração e as homenagens devem ocorrer de forma virtual. Até o momento, todas as Unidades de Conservação de responsabilidade do órgão, entre elas os Parques Estaduais e o Monumento Natural, permanecem fechadas para visitação por tempo indeterminado, conforme Decreto n° 6.067, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 5.565, de 17 de março de 2020.    

 

Edição: Alba Cobo

Revisão: Marynne Juliate

 

Compartilhe esta notícia