Governo do Tocantins entrega nova sede da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos

16/09/2020 - Patricia de Paiva e Shirley Cruz/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) e do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), oficializou nesta quarta-feira, 16, a entrega da nova sede da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA). Na oportunidade, SSP e Detran firmaram também um Termo de Cooperação Técnica para trabalharem de forma compartilhada e integrada. O objetivo é gerar atendimento mais ágil e combater, de forma mais efetiva, os crimes de furto e roubo de veículos.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, a nova unidade, que já está em funcionamento, representa os esforços conjuntos da Segurança Pública e do Detran para que o Governo do Tocantins ofereça melhor atendimento à população e combata, com maior efetividade, os crimes relacionados a furtos, roubos e clonagens de veículos.

Para o presidente do Detran Tocantins, Cláudio Alex Vieira, ter a sede da delegacia de furtos e roubos na área do Departamento Estadual de Trânsito é uma conquista de todos, do Governo do Estado, da Segurança Pública, do Detran e, principalmente, da sociedade, que passa a ter atendimento mais ágil em suas demandas veiculares.

A delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, destacou que a implantação da DERFRVA na área do Detran é um exemplo de integração e que isso beneficiará, sobremaneira, o atendimento à população e o combate à criminalidade.

Na ocasião, estavam representando o Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO), a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizadora (Gaeco), promotora de justiça Maria Natal; e a assessora da Procuradoria Geral de Justiça do Tocantins, promotora Cynthia Assis de Paula. Em nome do MPE, a promotora Cynthia Assis comentou a importância da nova sede da DERFRVA e ratificou a parceria do Gaeco no combate ao crime organizado.

O delegado-chefe da DERFRVA, Rossílio Sousa Correa, agradeceu pelo empenho da Segurança Pública e do Detran para viabilizar a implantação da unidade e destacou o papel da delegacia no combate aos crimes de furtos, roubos e clonagens de veículo no Tocantins e em sua Capital.

Cooperação

O Termo de Cooperação Técnica assinado nesta quarta-feira, 16, prevê o trabalho compartilhado entre Polícia Civil do Tocantins e Detran, permitindo maior agilidade na identificação de veículos com irregularidades. Ou seja, policiais civis terão acesso ao Sistema DetranNet e os servidores do Detran ao sistema Capivara da Polícia Civil.

O trabalho conjunto incluirá, ainda, a realização de exame técnico pericial veicular por peritos oficiais em favor do Detran, expedição de carteiras funcionais aos fiscais de trânsito, o compartilhamento de espaços físicos e disponibilização de servidores para prestação de serviços afetos à SSP e ao Detran.

O documento prevê ainda a instalação de elevadores automotivos, por parte da SSP, para o uso no exame técnico pericial veicular. Em Palmas, o elevador foi instalado nas novas dependências da DERFRVA. Da parte do Detran, foi assegurado que o Departamento irá se manifestar favoravelmente a eventual projeto de lei que destine ao Fundo para Modernização da Polícia Civil do Tocantins, 50% do produto de arrecadação da taxa que tenha como fato gerador o exame técnico pericial veicular, caso seja realizado por perito oficial do Tocantins.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate