Governo do Tocantins implementa novo sistema de emissão de Permissão de Trânsito de Vegetais

29/05/2020 - Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

Investindo em novas tecnologias que facilitem a vida dos produtores rurais tocantinenses e agilizem o processo de produção, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), implementou recentemente no Estado  a emissão on-line da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). O documento é exigido para o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário de plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária. Atualmente, são emitidas mais de 2 mil permissões no Tocantins.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, frisa que com a implantação do sistema de emissão on-line de PTV, a Agência avança no sistema tecnológico que desburocratiza os serviços oferecidos aos produtores rurais. “O sistema já está funcionando em todo o Estado, permitindo que o produtor rural possa acessar e imprimir a PTV direto de sua casa, do escritório ou de onde estiver. Para ter acesso a este serviço, basta o produtor rural que possui Unidade de Produção procurar a Adapec e realizar um cadastro, onde  obterá um login e senha para ter acesso à emissão do documento,” explica a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec, Lidiana Lira Vieira.

PTV

A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas quarentenária presente, praga não quarentenária regulamentada, praga de interesse da Unidade da Federação e por exigência de país importador, salvo quando for dispensada em normas específica da praga.

 

Edição: Caroline Spricigo

Compartilhe esta notícia