Governo do Tocantins regulariza registro de imóveis em distrito industrial

16/10/2020 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 16, mais duas empresas de Palmas conquistaram o direito da regularização de seus lotes no Distrito Industrial Tocantins I, localizado na ASR-NE 55, na região norte da cidade. Os empresários Adriana Puertas Zago e Rafael Puertas Zago (Adriana Bombons) e Luiz Antônio Lopes (Distribuidora de Bebidas Imperatins) estiveram na sede da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) para a assinatura da autorização do registro de seus imóveis.

Inaugurado há cerca de 12 anos, o Distrito conta com 123 lotes aptos à escrituração, cada um com área média de 940 m². Um impasse jurídico suspendeu o registro dos imóveis, impedindo que os empresários contratassem empréstimos para novos investimentos. Os processos estão sendo analisados caso a caso.

“Um dos primeiros atos do governador Mauro Carlesse foi recomendar que fossem empenhados todos os esforços para se buscar a regularização dos distritos industriais e dos Tares [Termos de Acordo de Regime Especial]”, lembrou o secretário da Sics e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, que aproveitou para elogiar a atuação do procurador-geral do Estado, Nivair Vieira Borges.

“A gestão do governador Mauro Carlesse vai ficar marcada pela conquista da segurança jurídica, o Estado está promovendo um resgate social e defendendo os empresários”, ressaltou Aleandro Lacerda, diretor-presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (Terratins).

O superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, Iranilson Mota; e o gerente de Distritos Industriais e Empresariais, Carlos Carneiro, também enfatizaram a disponibilidade dos técnicos no sentido de orientar os empresários sobre os procedimentos necessários para conquistar o registro definitivo.

Pioneira em Palmas no setor gastronômico, Adriana Puertas contou que possui projeto de expansão de seus negócios e, agora, se sente segura para finalizar a construção iniciada no local.

Luiz Antônio lembrou que, sem a titulação dos lotes, muitos empresários se viram impedidos de buscar investimentos para seus negócios e acabaram fechando as portas, e alguns até indo embora de Palmas. “Tenho muito a agradecer ao Governo, foram anos de tentativas para resolver o problema. Hoje é um dia memorável”, comemorou.

Os distritos industriais do Tocantins são espaços destinados às empresas que buscam localização estratégica para alavancar a produção industrial. O Estado possui 11 áreas, sendo que quatro são projetos estaduais, com infraestrutura adequada à instalação de empresas; os demais são projetos municipais. Os distritos estão localizados nos municípios de Araguaína, Colinas, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional.

 

Edição: Jakelyne Monteiro

Revisão Textual: Marynne Juliate

Compartilhe esta notícia