Governo e parceiros discutem participação do Tocantins na Abav 2019

11/07/2019 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Consolidada como uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil, a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), ocorrerá este ano entre os dias 25 e 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 52º Encontro Comercial Braztoa. Reunião para tratar da participação do Estado no evento foi realizada nesta quinta, 11, na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia do Tocantins, com a participação de técnicos da Superintendência de Turismo, do Sebrae Tocantins, da Caixa Econômica Federal, do presidente da Agência de Turismo de Palmas, Eudes Assis, da secretária de Turismo de Ponte Alta, Dircivânia Marques, e do presidente no Tocantins da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Marcelo Perim.

A proposta dos participantes da reunião foi alinhar esforços para ampliar a participação do Tocantins na Feira, que acontece anualmente para toda a cadeia turística, inclusive com expoentes internacionais. A programação inclui estandes com exposição de agências de turismo e dos 26 estados e Distrito Federal, que usam o espaço para apresentar suas potencialidades turísticas, além de palestras e rodadas de negócios.

Nesta edição, a proposta é apresentar o Estado em um espaço físico maior, que reúna a Adetuc, Sebrae e agências de viagens, com proximidade ao estande da Prefeitura de Palmas, que fará a divulgação de atrativos como as cachoeiras de Taquaruçu. “Nosso posicionamento como Governo é divulgar todas as regiões”, pontuou a superintende de Turismo, Maria Antônia Valadares.

Segundo o presidente da Abav/TO, Marcelo Perim, a disposição da entidade é fomentar a ligação entre agências e governos do Estado e de Palmas, com o objetivo de ampliar a participação do Tocantins na feira.

Regiões turísticas

Reconhecida nacionalmente, a região Encantos do Jalapão é o carro chefe do Tocantins em todas as feiras de turismo, mas a meta do Governo do Estado, para a 47ª Abav Expo é apresentar também as regiões Serras e Lago, Praias e Lagos do Cantão e Serras Gerais.

“Contamos com destinos turísticos diversificados e de grande beleza, e vamos mostrar ao restante do Brasil estas localidades”, pontuou Tom Lyra, presidente da Adetuc. “É importante mostrarmos nossas possibilidades da Feira, incluindo possibilidades de roteiros mesmo dentro do Jalapão”, completou a gerente de Promoção Turística, Tânia Márcia Gomes.

Ao final, os participantes firmaram compromisso de realizar novas reuniões para definição das atribuições de cada entidade envolvida na ação.