Governo inaugura sede da Escola Superior de Gestão Penitenciária nesta segunda

16/04/2018 - Tom Lima/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins inaugura nesta segunda-feira, 16, às 16 horas, a nova sede da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen), localizada na Quadra 103 Sul, SO 05, Lote 22, em Palmas. A instituição visa qualificar o profissional penitenciário, por meio da oferta de formação, conhecimentos, métodos e técnicas de trabalhos adequados ao exercício da função.

A Esgepen também realizará cursos de formação inicial para os cargos efetivos e temporários do Sistema Penitenciário (Sispen), alguns em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, bem como instituições de ensino superior. Dentre suas atividades, também está a realização de cursos regulares de aperfeiçoamento, capacitação e de natureza gerencial, a fim de preparar os servidores para os cargos de direção, chefia ou assessoramento.

Para isso, foi aprovado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), n° 5.090 da quinta-feira, 12, a Portaria nº 128, de 1° de março de 2018, que institui o Regimento Interno da Esgepen. O regimento também coloca a estrutura administrativa da Escola, que será composta em níveis, sendo eles de gerência, execução e administração, com as obrigações de cada cargo a ser efetivado na instituição.

De acordo com o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, coronel Glauber de Oliveira, a nova sede, que agora é uma escola superior, e o regimento, “são mais um compromisso do Governo do Estado, com as políticas públicas do Sistema Penitenciário, que vêm sendo institucionalizadas a fim de reorganizar a gestão penitenciária e alinhar os instrumentos de trabalho nas unidades prisionais”, ressaltou.

Pós-graduação

Com relação aos cursos lato e stricto sensu, serão implantados na Esgepen cursos nas áreas das Ciências Jurídicas, também na área administrativa voltada para a sistematização das atividades do Sistema Penitenciário e na área das Ciências Sociais, com o intuito de melhorar as relações pessoais e interpessoais dos servidores no atendimento aos dilemas e aos conflitos da sociedade carcerária.