Inaugurado Núcleo de Identificação Civil em Araguaína

10/09/2019 - Camilla Negre/Governo do Tocantins

Com o objetivo de descentralizar os atendimentos e disponibilizar mais opções na montagem de processos de Registros Gerais (RG), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação, inaugurou nessa segunda-feira, 9, um novo Núcleo de Identificação Civil em Araguaína, no norte do estado. O projeto é uma parceria da SSP  e do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), e a nova unidade de atendimento foi instalada na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município.

“Pensamos no conforto das pessoas, de evitar o deslocamento de um local pra o outro, ao  montar o processo de Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo. É uma parceria importante e o Detran tem colaborado e apoiado a ideia”, disse a diretora do Instituto de Identificação, Naides César Silva, ressaltando ainda que essa parceria já se mostrou eficiente em outras localidades, como em Luzimangues, cujo núcleo foi inaugurado no mês passado.

Com a inauguração da nova unidade, Araguaína passa a contar com duas opões para emissão de RG, na Ciretran e no órgão É Pra Já. Os serviços continuam sendo realizados normalmente no É Prá Já, que possui atualmente uma demanda de mais de mil atendimentos mensais. A Ciretran, por sua vez, possui um atendimento de aproximadamente 100 pessoas diariamente.

"Muitas vezes o usuário do Detran precisa solicitar a segunda via do RG, e o Núcleo do Instituto de Identificação instalado vai facilitar esse processo. Ganha a população tocantinense e ao mesmo tempo o Estado, com menor custo e mais eficiência”, destacou o presidente do Detran, Colemar Câmara.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o RG é um documento fundamental para todas as pessoas, que possibilita o exercício da cidadania; facilita o acesso a ele; é uma obrigação e demonstração de respeito à população. “Quando facilitamos o acesso tratamos as pessoas com respeito. Por razões diversas tínhamos grandes desafios na administração, na emissão e entrega desses documentos, mas ao longo do tempo a equipe do Instituto de Identificação tem feito esforço grande pra agilizar e normalizar os atendimentos”.

Além das unidades recém inauguradas em Palmas e Araguaína, Cristiano Sampaio sinalizou com a entrega de outro núcleo na região sul da Capital. Ele ressaltou que a descentralização dos atendimentos, seja por núcleos físicos ou pelo agendamento virtual, fazem parte do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o Pesse.

Modernização

Na trilha da modernização e em busca do melhor atendimento à população, Cristiano Sampaio informou que a partir do próximo ano o Tocantins disponibilizará um novo modelo de RG. Trata-se de um novo formato nacional de documento, com chip e informações de outros documentos importantes unificados. “O Tocantins sairá na frente com essas medidas modernas. Esse novo modelo chega por meio de um convênio com o Governo Federal que segue em ritmo avançado de negociação. A previsão é de que o serviço seja ofertado no ano que vem”, finalizou.

Prestigiaram a entrega da unidade o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, deputados estaduais e autoridades locais.