Instituto de Desenvolvimento Rural e Agricultura estudam parcerias para a campanha "Mulheres Rurais"

12/06/2019 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Na manhã desta quarta-feira, 12, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural  do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, se reuniu com representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), quando foi discutido a participação do órgão na campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direito. O Tocantins foi o primeiro estado do País a lançar a campanha oficialmente.

Segundo Patricia de Lourdes Cardoso, da diretoria da Agricultura Familiar, da Seagro, a ação tem por objetivo dar visibilidade ao trabalho transformador promovido pelas mulheres rurais, para isso conta com o apoio de uma rede de colaboradores. "Estamos formando essa rede no Tocantins para mostrarmos as experiências de mulheres que vivem no nosso estado, e que servem de exemplos do empoderamento feminino. A perspectiva é a construção conjunta de politicas públicas voltadas as mulheres indigenas, quilombolas,agricultoras familiares, mulheres de assentamentos rurais e do extrativismo rural sustentável", ponderou.

O titular do Ruraltins, Thiago Dourado, ressaltou o interesse em participar da campanha no sentido de dar voz as trabalhadoras rurais que transformam, por meio da diversidade de ações, a realidade local em que vivem. "Vamos nos reunir com o corpo técnico e traçar algumas estratégias, pois é uma inciativa muito importante que prioriza a valorização e o reconhecimento do trabalho da mulher no campo", avaliou o presidente.

Campanha

A campanha é dividida em quatro datas comemorativas e marcos. Todos os anos, ela é lançada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Após isso, as mobilizações acontecem no Dia Internacional das Mulheres Indígenas (05/09), Dia Internacional das Mulheres Rurais (15/10), e no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).

A campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos foi lançada regionalmente em 2016, como um esforço colaborativo para propoorcionar conquistas visíveis frente aos desafios pela igualdade de gênero em áreas rurais, sendo uma iniciativa da FAO, da ONU Mulheres, da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), da Diretoria Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (DGDR-MGAP) – Uruguai, e da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – Brasil.

Saiba mais informações sobre a campanha no endereço: www.agricultura.gov.br/mulheresrurais