Junta Comercial realiza evento para contadores em Gurupi

12/06/2019 - Philipe Ramos/Governo do Tocantins

Gurupi recebeu na noite dessa terça-feira, 11, o 1° Encontro com os Contadores. O evento foi realizado pela Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO), no auditório da Câmara de Vereadores.

O Encontro teve como objetivo abrir um diálogo com os profissionais da contabilidade e ouvir suas sugestões, críticas e responder dúvidas. Além de levar ao conhecimento deles as vantagens que a Jucetins oferece para simplificar e desburocratizar o processo de formalização de empresas.

Os contadores são os principais usuários dos serviços do órgão. São eles que realizam para os empresários os trâmites para abertura, fechamento e alterações de empresas.

O auditório ficou completamente lotado. Acadêmicos do curso de ciências contábeis da Universidade de Gurupi (UnirG) também participaram. Os estudantes receberam orientações sobre procedimentos que eles realizarão logo quando entrarem no mercado profissional.

O presidente da Jucetins, Gleydson Nato, reiterou que a determinação do governador Mauro Carlesse é que os órgãos ouçam a sociedade. “O evento superou nossas expectativas. A nossa chance de errar ouvindo as classes envolvidas é muito menor”, afirmou Gleydson.

“Há muitos anos que a Junta não se reunia presencialmente com o seu público no interior para explicar, orientar e tirar dúvidas sobre nossos serviços. Esperamos assim agilizar, facilitar e desburocratizar”, reforçou o presidente.

Agilidade na formalização da empresa

O analista gerente de Tecnologia da Informação da Jucetins, Hellivan Lopes, começou o evento com uma palestra sobre os benefícios da formalização 100% digital. “Façam o certificado digital”, deixou o recado Hellivan.

Segundo o analista, os ganhos com o processo feito todo digitalmente são muitos, como: menor tempo para autenticação, maior segurança, menor custo, além de ser um dos critérios para registro automático. “A intenção é agilizar o processo. Ganha-se tempo. Você pode fazer tudo em casa”, explicou.

De acordo com Hellivan, a Jucetins está preparada para simplificar a formalização de empresas. Ele detalhou ainda aos contadores como funciona o Simplifica, ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet.

Menos burocracia

Os servidores da Jucetins, o secretário-geral, Erlan Milhomen, a gerente de registro mercantil, Cleci Cassol e a gerente de atendimento, Cristina Souza, responderam as dúvidas dos contadores.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO), Norton Thomazi, esse momento foi muito importante e que a aproximação com o Estado será frutífera. “Os contadores resolveram muitas dúvidas, perguntando bastante e participando. Agradecemos ao presidente Gleydson Nato e ao Governador Mauro Carlesse por essa aproximação. A desburocratização não parte só do ente público, mas do ente privado também”, afirmou.

O contador de Gurupi, Joademir Rocha, que também representa o Conselho na cidade, avaliou positivamente o encontro. “Os contadores puderam expor suas demandas e isso vai levar como ideia para a Junta Comercial e o que eles puderem agilizar a vida das empresas e dos contadores será bem-vindo”, frisou.

Norton Thomazi também destacou que “a evolução da desburocratização na formalização de empresas impacta na sociedade, através da agilidade na abertura de uma empresa, através de redução de custos e da velocidade com que o empresário pode se instalar no Tocantins. É a sociedade que vai colher esses frutos”, complementou.

Encontro com os Contadores

Participaram ainda do evento a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UnirG, Cláudia Carvelli, o delegado da Receita Estadual, Luiz Amadeus Benites, o comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Jaime Porfilhoo diretor da regional de Gurupi da Ruraltins, Silvino Victor, e o diretor do SINE em Gurupi, Relton Oliveira.

O Encontro com os Contadores ainda vai acontecer em Dianópolis, em um Munícipio do Bico do Papagaio, Araguaína e Palmas em datas e locais ainda a serem definidos.