Mini-indústria de processamento de frutos é inaugurada em Barrolândia

21/02/2020 - Mariah Soares/Governo do Tocantins

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, inaugurou um caso de sucesso nesta sexta-feira, 21. Trata-se da agroindústria Front Frut, uma mini-indústria artesanal de processamento de frutos do Cerrado, na fazenda São Jorge, município de Barrolândia. A data simbolizou dois fatos importantes: a inauguração oficial e o recebimento do Certificado de Registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ocorreram no início deste mês. O documento garante a comercialização dos produtos em todo o país.

A implementação (suporte técnico) da agroindústria faz parte de um dos projetos de fomento à agricultura do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

De propriedade do casal de pequenos produtores, Djalma Alves e Valdyrene Milhomem, a agroindústria tem capacidade de produção de até 2 toneladas/mês de frutos do Cerrado, como cajá, mangaba, araçá e buriti, tudo produzido na fazenda de 135 hectares.

Dona Valdyrene conta que, até chegar aqui, a estrada foi longa e de muitas dificuldades, e que foi preciso determinação e coragem. São 20 anos de dedicação à agricultura familiar. Acordando às 5 horas e indo dormir às 1h30 da madrugada. “Hoje me sinto realizada e feliz. Com os objetivos concluídos e pensando em coisas bem maiores. Foi muito difícil, superando as dificuldades, persistindo e dizendo eu não vou desistir. Muitas portas se fecharam para nós, mas há dois anos a Secretaria da Agricultura abriu as portas e também com a parceria da prefeitura, foi possível chegar aqui. O amor me conduziu e chegamos aqui”, declarou, emocionada em agradecimento às parcerias.

O secretário César Halum destacou o empreendedorismo do casal, enfatizando também a importância da parceria com a prefeitura local. “Esta mini-indústria rural deve servir de exemplo para ser aplicado em todo o Estado. Se quisermos combater a pobreza no campo e criar renda para o pequeno produtor, é preciso estimulá-lo a agregar valores. Ele precisa produzir, industrializar e comercializar para obter renda e com mercado garantido. É isso que estamos fazendo. A parceria da gestão de Barrolândia demonstra o comprometimento com a população”, afirmou.

Para o prefeito de Barrolândia, Adriano Ribeiro, “é muito gratificante ver o homem do campo nessa nova fase de parceria com a Secretaria da Agricultura, dando oportunidade de produzir e processando esses alimentos para levar à mesa da nossa comunidade”, destacou.

A engenheira de alimentos da Gerência de Agroindústria da Seagro, Verônica França, explica que a Front Frut é um bom exemplo de que os frutos do Cerrado, se utilizados de forma sustentável e seguindo os preceitos legais, podem ser fonte de renda e emprego, fomentando a agricultura familiar.

Também participaram da inauguração da agroindústria, o diretor de Agricultura Familiar, Carlos Martins; vereadores de Barrolândia; o secretário de Agricultura do município, James Lages; a diretora da escola da Apae, Rosielen Afonso Gomes, dentre outros.