Núcleo de Identificação de Taquaralto intensifica emissões de documentos no primeiro dia de funcionamento

03/12/2019 - Wherbert Araújo/Governo do Tocantins

A estudante Kauane Bernardo da Cruz, de 18 anos, aproveitou a inauguração do Núcleo de Identificação responsável pela emissão da Carteira de Identidade em Taquaralto, região sul da Capital, e já iniciou os procedimentos para a emissão da segunda via do documento. Moradora do Jardim Aureny III, ela aprovou a descentralização dos serviços que desde a última segunda-feira, 2, atende a população da Capital. “Além de ser mais perto da minha casa, não enfrentei nenhuma fila. Tudo foi resolvido rapidamente”, afirmou.

Esta é a terceira unidade implementada por meio do Instituto de Identificação, órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) na Capital. Outros dois postos de identificação foram implantados em Taquaruçu e Luzimangues, em agosto deste ano. A unidade do Núcleo de Identificação está localizada nas dependências da unidade do Resolve Palma Sul, Shopping da Cidadania, em Taquaralto, e funciona em horário corrido das 8 às 18 horas.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, a nova unidade facilitará a vida do cidadão, que muitas vezes precisa fazer um longo percurso para acessar um serviço público, e que agora, com o Núcleo em Taquaralto, terá sua necessidade atendida de forma mais efetiva. “Isso é respeito à população, é respeito à cidadania e respeito ao direito das pessoas em ter a sua Carteira de Identidade. A nossa obrigação é fazer o serviço funcionar bem”, frisou.

Para a auxiliar administrativo do Núcleo, Mírian Chaves da Silva, somente na primeira manhã mais de 20 pessoas procuraram o local para iniciar a emissão do Registro Geral, também conhecido como RG. “A nossa expectativa é que, ao longo dos dias, o fluxo de usuários aumente ao saberem da emissão do documento em Taquaralto”, afirmou.

Serviços

Outra forma disponível de acesso aos serviços é o agendamento on-line. O serviço foi lançado em julho deste ano e, por ele, é possível agendar o atendimento para emissão de identidade e antecedentes criminais. Além do agendamento, o requerente realiza um pré-cadastro por meio de formulário específico na recém-implantada Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI) da SSP, em que ele deverá inserir dados pessoais, filiação e endereço residencial, permitindo ao final a geração do protocolo de agendamento.

O preenchimento do cadastro é feito no endereço eletrônico iito.ssp.to.gov.br/agendamento, também disponível no portal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (ssp.to.gov.br).

Depois de formalizado o pré-agendamento, o requerente deve comparecer ao Instituto de Identificação, em Palmas, no dia e hora marcados, e apresentar o protocolo gerado juntamente com a documentação original comprobatória dos dados inseridos no PAPI (Certidão de Nascimento/Casamento original e cópia, duas fotos 3x4 recentes e CPF).

Os dados informados pelo cidadão são então validados e suas impressões digitais e assinatura são colhidas para a finalização do procedimento. Em caso de 2ª via da carteira de identidade, é também necessário o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) da taxa de emissão de segunda via, no valor de RS 25.

Compartilhe esta notícia