Polícia Militar dá início ao 12º Curso de Força Tática

06/12/2018 - Gisele Meneses / Governo do Tocantins

A solenidade de abertura do curso ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06, quando 39 policiais militares participaram da Aula Inaugural do XII Curso de Força Tática da Polícia Militar do Estado do Tocantins, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas.

O curso, realizado pela PM desde 2005, é uma capacitação operacional, com aplicação de conhecimentos teóricos e práticos, que forma o pelotão de patrulhamento tático. A principal missão da Força Tática é realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuar em ocorrências dramáticas, excetuando as intervenções características da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE).

Após a apresentação de projetos com as diretrizes quanto ao fardamento, emprego e sua atuação, em 2015 foi instituida a padronização da Força Tática do Estado do Tocantins, nos moldes da Força Tática da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Evento

O 12º Curso da Força Tática, coordenado pelo capitão Wallas de Sousa Melo, é sediado pelo 6º Batalhão. No início do curso foi realizada uma palestra com o tema "Estratégia de Emprego e Doutrina de Atuação de Tropas de Patrulhamento Tático", pelo capitão Marcos Correa de Moraes Verardino, comandante da Companhia de Operações Especiais da PMESP.

Participaram do evento o Chefe de Estado Maior, coronel Henrique de Souza Lima Júnior; a deputada Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Luana Ribeiro; Fábio Vasconcelos Lang, promotor de Justiça; Orleans Sousa Alves, superintendente do Sistema Penitenciário, além de chefes de unidades militares do Tocantins.