Presente na mesa brasileira, milho ganha destaque especial durante festividades juninas

30/06/2020 - Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

Cozido ou assado, servindo de base para o curau, a pamonha e bolos, o milho é bastante presente nas propriedades rurais e na culinária brasileira por seu grande valor nutritivo e econômico. E no mês de junho, com as festas de São João, ele ganha um destaque especial na mesa do brasileiro.

Na segunda-feira, 29, os servidores do Ruraltins aproveitaram para colher as espigas, plantadas na Agrotins, na área que estava preparada para ser uma das vitrines de transferência agrotecnológica da feira este ano, que teve que ser digital em virtude da pandemia. O plantio irrigado ocorreu no início de abril, onde foram plantadas cerca de 40 linhas de sementes.

No ponto para a pamonha e o curau, a equipe passou o dia na produção dessas comidas típicas, que foram distribuídas entre os servidores do órgão, na manhã desta terça-feira, 30. É o Ruraltins na roça!

O presidente da pasta, e atual secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, lembrou da importância de ações como esta, que mesmo cumprindo o distanciamento social aproxima e envolve os servidores, e aproveitou para agradecer pelo empenho dos servidores na missão do Governo do Tocantins em levar alimentos às famílias que estão em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. “Claro que, com os devidos cuidados, ações como essa nos fazem fortalecer o sentimento de amor ao próximo”, frisou o gestor, acompanhado do vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal.

Esse milho também está presente na edição drive-in com sabores do Cerrado e comidas juninas típicas, realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, na manhã desta terça-feira, 30.

Exclusivo para os servidores da secretaria e vinculadas, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o drive-in tem como objetivo disponibilizar formulações tradicionais nesta época de festas juninas com um toque de Cerrado. Todos os produtos estarão dentro de potes e serão entregues com segurança e portabilidade.

Ater Pública

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), incentiva o cultivo de lavouras de milho, levando assistência técnica aos produtores e acompanhando de perto o desenvolvimento das propriedades com recomendações que vão desde o preparo do solo até a colocação do produto no mercado.

Segundo o gerente de Agricultura do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que, na safra 2019/2020, a área plantada soma mais 280 mil hectares, com uma produção total de mais 1,3 milhão de toneladas.

“O milho é uma das culturas presentes em mais de 95% das pequenas propriedades rurais do nosso Estado. Ele agrega valor, pois é fonte de alimentação para os animais em forma de grãos ou na fabricação da silagem, utilizada na suplementação alimentar do gado de leite, bem como na culinária, sendo base de diversas receitas que geram renda às famílias, como a fabricação da própria farinha, a pamonha, a canjica, o curau, dentre outros”, explicou o gerente.

Benefícios

Além de muito saboroso, o milho contém propriedades importantes para a saúde. Sendo rico em fibras, que auxilia na prevenção de doenças degenerativas e digestivas. É rico em vitaminas, A, B1, B6, ferro, cálcio e magnésio, dentre outras propriedades.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Compartilhe esta notícia