Presidência da República confirma agenda de Lula em Dianópolis

10/03/2008 - Val Rodrigues

A Presidência da República confirmou, na tarde desta segunda-feira, 10, a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Dianópolis, Sudeste do Estado, para a inauguração do projeto de irrigação Manuel Alves. O presidente chega ao município às 11h20, onde será recepcionado pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) e outras lideranças. A comitiva se desloca para a barragem do projeto Manuel Alves, onde visita um lote experimental de irrigação e a barragem do projeto, antes da inauguração.

Quanto ao evento em Palmas, previsto para a tarde do mesmo dia, foi cancelado por alterações na agenda do presidente da República.

Inaugurações

Será inaugurada a obra de infra-estrutura hídrica, que inclui, além de canal irrigatório, uma barragem com capacidade de armazenamento de 240 milhões de metros cúbicos de água.

Também serão entregues os 63 lotes agrícolas licitados na primeira etapa (58 lotes na categoria 'pequeno produtor qualificado', de 8 a 12 hectares, e 5 lotes na categoria 'empresarial', de até 200 hectares), que ocupam área de 5 mil hectares.

Às famílias rurais que moravam na área de influência das obras do Manuel Alves e foram remanejadas serão entregues 40 títulos de terras pelo presidente Lula e o governador Marcelo Miranda.

Manuel Alves

O Manuel Alves é um dos maiores projetos de irrigação do país. Localizado na região Sudeste do Estado, entre os municípios de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins, visa desenvolver a agricultura irrigada numa área de total de 20 mil hectares.

O projeto é construído em parceria entre os governos federal e estadual, com recursos garantidos pelo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Desde o início das obras foram investidos R$ 200,116 milhões (recursos federais com contrapartida do governo do Estado). Ainda este ano uma nova etapa deve ser licitada para a ocupação de mais 5 mil hectares.

Compartilhe esta notícia