Procon Tocantins realiza mais de 40 mil atendimentos e é destaque com 85% de resolutividade das demandas

15/03/2019 - Thaise Marques/Governo do Tocantins  

O Tocantins terminou o ano de 2018 entre os 10 estados com maior número de atendimentos ao consumidor. Os dados são do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), referentes aos Procons estaduais, e foram divulgados nesta sexta-feira, 15. Com 40.092 atendimentos, o Procon/TO ocupou o 8º lugar no ranking nacional. É válido destacar que, dos estados que compõem a região Norte, o Tocantins é primeiro no número de atendimentos.

As concessionárias de serviços públicos BRK e Energisa foram as mais reclamadas, conforme mostram os atendimentos computados. Os principais problemas dos consumidores são as faturas com variação de consumo, cobrança indevida/abusiva e dano material decorrente da má-prestação do serviço, principalmente queima de aparelhos eletroeletrônicos. A BRK ficou em 1° lugar com 2.785 atendimentos, seguida da Energisa com 2.475. A operadora Claro ficou em 3°, com 2.451; em 4°, a Brasil Telecom Celular, com 2.297; e em 5°, a Brasil Telecom, com 2.147.

Resolutividade

Com o índice superior do que é recomendado pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), referente à resolutividade das reclamações, o Procon/TO fechou o ano de 2018 com 84,5% com as demandas resolvidas. De acordo com a Associação, o índice apresentado é de 80%.

O superintendente do Procon estadual, Walter Viana, destacou que o órgão tem investido na Educação para o Consumo e ainda vem intensificando trabalhar a relação entre consumidor e fornecedor. “Este trabalho de conscientização e o atendimento têm permitido o crescimento na resolutividade das reclamações. Não estamos medindo esforços para que o consumidor não seja lesado”, informou.

Outro ponto destacado pelo gestor é a de capacitação na área de defesa do consumidor para os servidores, e a qualidade no atendimento foi um dos motivos para garantir que a consumidora Sebastiana Soares tivesse seu problema resolvido. A consumidora procurou o Procon-TO, após um vendedor ir no seu comércio e oferecer alguns serviços da operadora de cartão de credito e débito e, mesmo recusando, o cadastro foi efetuado e a mesma teve descontado em sua conta R$ 284. 

“Meu problema foi resolvido na hora. Tudo foi cancelado e, com uma semana, o dinheiro foi devolvido. Recebi todas as orientações necessárias e a atendente foi muito paciente comigo, mesmo com pouca instrução não ficou nenhuma dúvida”, contou dona Sebastiana.

Procon Tocantins

O Procon Tocantins possui 11 núcleos regionais de atendimentos em 10 cidades. Sua atuação se dá em casos individuais e coletivos, desde ações preventivas (educativas, informativas e formadoras) e com sanções administrativas (multas), por meio de atendimento pessoal. O Procon atua para atender as demandas dos consumidores e assegurar que seu direitos sejam cumpridos. É função do órgão dar orientações e registrar reclamações, além de intermediar conciliações antecedentes à abertura de procedimentos administrativos. 

Semana do Consumidor

Durante a Semana do Consumidor, cujo foco das ações se centralizam no Dia Mundial do Consumidor, dia 15 de março, o Procon Tocantins intensificou as ações com a realização de blitze educativas com distribuição de material informativo, palestras em empresas, comércio e escolas em todo o Estado. A projeção é de um aumento de 20% na quantidade de consumidores alcançados pelas ações de Educação para o Consumo. Este ano, a Semana iniciou as atividades na segunda-feira, 11, e termina nesta sexta-feira, 15.

 O Procon já registrou em 2019, até o momento, 8.112 atendimentos, sendo 2.813 só de serviços essenciais.