Ruraltins abre inscrições para o 5º Seminário Estadual de Agroecologia

16/10/2018 - Iranilde Gonçalves/Governo do Tocantins

Com o tema “Articulação em rede: desafios da agroecologia”, o 5º Seminário Estadual de Agroecologia acontecerá em 22 de novembro, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas, das 8 às 18 horas. O Evento é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário (Embrapa), Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), Unitas Agroecológica, Ceulp/Ulbra, Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De acordo com Amanda Oliveira, gerente de agroecologia e orgânicos, no Ruraltins, a programação aborda temas relevantes e pretende reunir cerca de 200 pessoas. Com o objetivo de garantir uma ampla participação de técnicos, estudantes, professores, agricultores e demais interessados, as inscrições foram abertas e podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfx0AyeryOJYzlKmAMlbr_jW11eNW7bJgIyy3OeKHtzFxHXIg/viewform.

“A ideia é divulgar e incentivar cada vez mais a produção agroecológica em nosso Estado. Atualmente contamos com mais de 30 agricultores que produzem de forma agroecológica, e a nossa intenção é que esse número cresça em 30% em 2019. Entre os produtos que já podem ser encontrados no mercado do Tocantins estão: hortaliças, frutas, legumes, doces, geleias, pães, bolos entre outros”, comenta a gerente.

Ainda de acordo com Amanda Oliveira, existem vagas para apresentação de experiências de resultados, mas para isso, as inscrições devem ser feitas com antecedência no link de cadastro de experiências que segue na página de inscrição do participante. E que o Tocantins, conta com a Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), Criação da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) e de Organização de Controle Social (OCS).

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.